Como parte integrante de um estilo de vida saudável, siga estes 5 passos para uma boa higiene oral:

1. Visitar regularmente o seu dentista

Exames dentários e limpezas regulares são a melhor forma de prevenir o aparecimento de problemas na boca ou impedir outros, mais pequenos, de se tornarem maiores.

As doenças orais muitas vezes são difíceis de identificar. O seu dentista poderá diagnosticá-las facilmente com um exame de rotina.

2. Manter a boca limpa

Escove os dentes e a língua pelo menos duas vezes por dia com uma escova macia e uma pasta com flúor para remover a placa bacteriana, a qual causa o aparecimento de cavidades dentárias e doenças nas gengivas.

Utilize fio dentário todos os dias. Se não o fizer estará a perder mais de um terço da sua superfície dentária.

O seu dentista poderá ainda recomendar o uso de um elixir para a higiene oral como forma de prevenir cáries e gengivites.

3. Comer e beber: Cuidados a ter

A comida saudável tem um papel fundamental para uma boa saúde oral. Para além de uma boca saudável ser parte integrante de um corpo saudável, os melhores nutrientes de uma refeição saudável ajudam a manter a boca sã.

Limite a quantidade de vezes que consome alimentos e bebidas com açúcar e acidificados. O açúcar é uma das muitas causas de problemas dentários e a acidez dos alimentos desempenha um papel importante na erosão dentária.

4. Observar a sua boca regularmente

Observe sinais de alarme de gengivites: vermelhidão, brilho, inchaço, dor ou inflamação e gengivas sensíveis; sangramento quando escova ou passa o fio dentário; ou mau hálito que não desaparece.

Observe sinais de possível perda de dentes: dentes sensíveis ao calor, ao frio, ao doce e à pressão.

Observe sinais de alarme de cancro oral: sangramento que não se consegue explicar, feridas que não sarem no período normal de 7 a 10 dias, zonas muito encarnadas ou brancas, entorpecimento ou prurido. Os três sítios mais comuns para o aparecimento do cancro oral são os lados e parte de baixo da língua, bem como o céu-da-boca.

Reporte qualquer destes sintomas ao seu dentista!

5. Evitar todos os produtos de tabaco

Fumar afeta a sua saúde oral de diversas formas: inflamação nas gengivas, mau hálito, e torna os dentes sujos, podendo provocar a sua perda.

Para além de arruinar o seu sorriso, fumar pode provocar cancro oral, doença cardiovascular e uma variedade de outros cancros – todos eles podem matar!

Se cuidar corretamente dos seus dentes e gengivas e visitar regularmente o seu dentista, o seu sorriso pode durar a vida toda.

 

Higiene oral e gravidez

Os vómitos causados pelos enjoos matinais podem fazer com que os ácidos do estômago enfraqueçam o esmalte dentário, o que aumenta o risco de cáries.

As náuseas e os vómitos potenciam a erosão, e é por isso que as gengivites afetam cerca de 30% de todas as mulheres grávidas.

Por outro lado, as alterações hormonais são também um factor que aumenta o risco de gengivite, uma vez que podem potenciar a secura

na boca. A diminuição de saliva aumenta o risco de infecção bacteriana e de placa dentária.

 

Como usar o fio dentário?

1 – Enrole cerca de 40 cm de fio nos dedos médios de cada mão. Segure o fio com os polegares e os indicadores.

2 – Coloque o fio entre os dentes e deslize suavemente para cima e para baixo.

Passe o fio junto à base de cada dente, perto da gengiva.

Faça sempre 2 ou 3 passagens em cada dente, dos dois lados.

Não se esqueça de usar novos pedaços de fio dentário para cada dente que está a limpar.

 

Como usar a escova de dentes?

Depois de limpar os dentes com o fio dentário, deve lavá-los com a escova de dentes. Essa é a melhor forma de prevenir as cáries e problemas nas gengivas.

Idealmente, deve escovar sempre os dentes após as refeições; se tal não for possível, lave-os 3 vezes ao dia: depois do pequeno-almoço, depois do almoço, e à noite, antes de ir dormir.

1 – Coloque a escova de dentes num ângulo de 45° para poder escovar corretamente entre a linha da gengiva e os dentes

2 – Faça movimentos suaves, circulares, movendo a escova para cima e para baixo, ao longo dos dentes.

3 – Não se esqueça de escovar também a parte de trás dos dentes!

4 – Não tenha pressa. Para lavar os dentes corretamente, deve escová-los durante 2 ou 3 minutos! Faça várias passagens!

5 – Evite escovar os dentes sempre da mesma maneira. Desta forma, garante que não se esquece de escovar nenhum local!