António Manuel Neves Ferrão nasceu em Setúbal, a 10 de fevereiro de 1963. Toy começou muito cedo a sua carreira artística, há 50 anos, com apenas 5 anos, idade com que se estreou numa festa organizada por uma coletividade Setubalense. Setúbal, a cidade de onde Toy é natural, teve uma grande influência no seu carácter. Aos 11 anos, o cantor passou a integrar o grupo de teatro da sociedade musical Capricho Setubalense, ao qual se manteve ligado durante cerca de 5 anos.
Após concluir as suas obrigações académicas na escola Comercial de Setúbal emigrou para a Alemanha, onde viria a editar o seu primeiro trabalho, no qual colaborou com um grupo de músicos alemães – os “Prestige”.
Vivendo oito anos na Alemanha, teve a oportunidade de trabalhar em vários estúdios de gravação, onde exerceu a função de produtor de vários artistas e grupos. Em simultâneo, desenvolvia os seus próprios trabalhos. Em 1984 trouxe para Portugal uma gravação de dois temas que deram origem ao seu primeiro single, “Dias de Paz”, ao qual se seguiu o single “Depois de Ti”, ambos ainda lançados sob o nome António Ferrão.
A sua grande oportunidade acontece quando escreve as músicas “Portugal Sonhado”, “Tanto Mel Tanto Amor” e “Lembro-te” para o álbum “Sedução” de Marco Paulo, lançado em 1986. Também escreve “Tu És Para Mim” para o disco “Sonhador” de José Alberto Reis editado em 1988.
Em 1988, usando já o nome de Toy (nome que escolheu para a vida artística, visto ser aquele por que todos os seus amigos e familiares o tratavam), lançou-se para um terceiro trabalho intitulado “Mulher Latina”.
Em Abril de 1989 é lançado o single “Mãe (Três Letras de Saudade)”, juntamente com uma cassete que incluía nove temas, editados posteriormente em LP. Oito meses depois, sai um novo LP com 10 temas – “Por Ti”.
Em simultâneo, com várias participações em diversos programas televisivos e radiofónicos, juntamente com os mais variados espetáculos na África do Sul, no Canadá e em vários países europeus, desenvolve na editora a que estava ligado trabalhos de produção de vários artistas, com trabalhos seus como autor e compositor.
É de realçar que Toy foi o primeiro português a escrever e a cantar Lambada, do qual foram vendidas acima de 1.000.000 cópias.
Em 1990 participou com “Mais e Mais” no Festival da Canção da RTP, obtendo o 2º lugar e o prémio de melhor interpretação. Um ano mais tarde foi editado o single de promoção “E até quanto”, prevendo-se a saída de um novo LP no ano seguinte. Já sob a égide da editora Valentim de Carvalho, com quem havia assinado contrato durante os seguintes 5 anos, o cantor lançou vários trabalhos discográficos com bastante êxito.
Trabalhos como “Anjo Vingador”, “Quem é Quem é”, “Cabana Junto à Praia”, “Champanhe e Amor” tiveram lugar no Best of Toy e foi após este trabalho que foi lançado o famoso tema “Chama o António”. Foi nesta altura que, em Portugal, chegou uma vaga de novos cantores com o intuito de chamar a atenção à opinião pública e críticos. Toy lança então este tema para mostrar o que vale e para não ser posto à margem por outro tipo de música que estava na moda.
Em 1997 assinou contrato com a editora ESPACIAL, onde ainda se mantém e com a qual estreou o tema “Aguenta-te com esta”.
Em 1998 gravou o tema “Estupidamente apaixonado” sendo a música romântica a sua preferida. Nos dois anos consequentes não desenvolveu nenhum trabalho pois teve a oportunidade de se estrear na televisão. Foi convidado a participar como júri residente no programa “Ri-te, Ri-te” apresentado na TVI.
No ano 2000 desenvolveu novo trabalho com o tema “Tu foste o Grande Amor”, afirmando-se assim como o cantor romântico que realmente é. Fora convidado então para Diretor Musical no programa “Tic-Tac Milionário” na estação TVI e aceitou também o convite da NBP para fazer parte da Direção Musical da próxima novela dessa estação, “Olhos de Água”. A televisão continuou a fazer parte do seu percurso com através de programas como “A tua cara não me é estranha” e “Splash”.
Depois dos grandes sucessos em telenovelas “Olhos de Água” (um grande sucesso na Venezuela), “Nunca Digas Adeus”, “Último Beijo” e “Tudo Por Amor”, Toy lança então um álbum em 2002 denominado “Eternamente Teu”, no qual se encontra o enorme êxito “És tão sensual”. Em 2003, depois de um estrondoso êxito com o programa televisivo “Na Casa do Toy”, edita então um álbum com as suas melhores canções.
Em 2004 edita o álbum “É Só Sexo”, onde explora novos estilos musicais, deixando para o ano seguinte o grande sucesso “Sou Português”, álbum que inclui “Água Não” e ainda um dueto com a cantora moldava Larisse Vulpe, interpretado em português e moldavo.
Em 2007, Toy grava ao vivo o seu concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e edita o DVD/CD ao vivo “Direto ao Coração”. Neste grande sucesso, Toy aproveitou para cantar uma rapsódia de quatro músicas internacionais (espanhol, francês, alemão e inglês), tendo sido a origem de uma série de três CDs: Recordações, Recordações 2 (no qual se destaca uma versão de “Quando”, de Roberto Carlos, e “Lado a Lado”, num dueto inesperado com Simone de Oliveira) e Recordações 3 – que entre 2008 e 2011 fizeram as delícias dos fãs.
Em 2012 grava “Enquanto Estou Vivo” dando ênfase à sua vida pessoal e profissional e motivando a gravação do CD/DVD “Um Amor Especial” (gravado em 2014 no Fórum Luísa Todi em Setúbal).
Em 2017, é lançado o álbum “Coração Não Tem Idade”, que inclui o single com o mesmo nome.