No “Agora, Memórias” de hoje recordamos a carreira de Octávio Matos na RTP. Um homem do teatro, da comédia, mas que também entrou em telenovelas e até fez um brilharete no cinema.

Octávio Rogério da Costa Matos nasceu no Porto, em 1939, numa família com tradições teatrais. O pai, Octávio de Matos, foi também ator. O filho, o nosso convidado, herdou a mesma profissão e também o nome, com a particularidade de não usar o “de” entre o primeiro nome e o apelido, como frequentemente o chamam por engano.

Octávio Matos estreou-se nos palcos aos 17 anos, ao lado do pai e no dia de aniversário do progenitor, a 20 de Abril de 1956. Homem do teatro, foi no teatro de revista que construiu grande parte da sua carreira.

Na RTP, Octávio Matos começou por fazer Teleteatro. Entre várias peças, protagonizou “Uma Bomba Chamada Etelvina”, em 1988. Mas muito antes disso, na década de 70, já tinha entrado no “Álbum da Feira”, onde o vemos a contracenar com Ivone Silva.

Nicolau Breyner, Camilo de Oliveira e Fernando Mendes são outros dos vultos do humor em Portugal com quem Octávio Matos contracenou, em séries de humor, como, por exemplo, “Eu Show Nico” (1988), “Nico D’Obra” (1994) ou “Nós os Ricos” (1999).

Já com décadas de carreira, a presença de Octávio de Matos entra nos ecrãs de televisão por este século dentro. Em 2000, protagoniza, juntamente com Guilherme Leite e Carlos

Areia, a série cómica “Bacalhau com Todos” e participa na série “Camilo, o Pendura” (2002).

Também para a RTP, Octávio Matos entrou nas telenovelas “Primeiro Amor” (1996), “Terra Mãe” (1998) e “Ajuste de Contas” (2000).

No cinema, Octávio Matos fez um brilharete com o filme “Cruz de Ferro”, onde ganhou todos os prémios que havia para ganhar.

Refira-se que a extensa carreira de Octávio Matos estendeu-se também a canais concorrentes, à SIC e à TVI, onde fez de tudo um pouco, da série de comédia até à telenovela.

“Quem é o Jeremias?”

Depois de ter estado em cena no Teatro Vilarett, Octávio Matos voltou a estrear a peça “Quem é o Jeremias?”. Desta feita no Salão Nobre da Junta da União de Freguesias da Pontinha e Famões, na passada sexta-feira, dia 15 de Setembro.

Uma comédia onde não faltam os enganos e as confusões conjugais numa casa tipicamente portuguesa e com os amigos sempre por perto e sempre prontos para atrapalhar.

Do elenco, liderado por Octávio Matos, que também tem a seu cargo a direção artística, fazem parte Álvaro Faria, Paula Marcelo, Joaquim Guerreiro e Diogo Xavier. O texto é de Tomé Lisboa, os figurinos de Guida Torres e a ilustração e imagem de Bruno Netto. Um espetáculo solidário que apoia os Bombeiros Voluntários da Pontinha.

Octávio Matos quer depois levar a peça “Quem é o Jeremias?” em digressão pelo país.