Nascida em 1991, Cláudia começou precocemente a sua carreira artística. Com apenas oito anos começou a aprender a tocar concertina, um ano depois, envolveu-se no mundo das cantigas ao desafio. 

Em 2001, com 10 anos, pertenceu a um grupo familiar, designado “Amigos de Guimarães” com os quais partilhou momentos de grande alegria e festividade. Em 2005, fez parceria no duo “Tiago & Cláudia”, experiência que a enriqueceu em termos pessoais e profissionais. Nesta altura começou a escrever as suas próprias letras, brincando com as palavras e com as melodias. 

As comunidades portuguesas têm uma enorme influência na sua carreira profissional, pois desde 2006, passou a ser convidada a mostrar o seu trabalho, um pouco por todo o mundo. Simultaneamente tem percorrido o país de lés a lés atuando em eventos diversos como grandes feiras, festivais, arraiais, festas académicas e apresentações na tv e rádio. 

No entanto, sentiu que devia mais aos seus fãs e optou por criar, em 2009, a banda “Minhotos Marotos”, nome selecionado, por um lado, como homenagem à região que a viu nascer e, por outro, dando um duplo sentido às letras que utiliza Nesse ano lançou o seu primeiro álbum intitulado “Minhotos Marotos”, onde se popularizou a música “Marotos”. O álbum de estreia foi um grande sucesso em Portugal e além-fronteiras levando Cláudia Martins a realizar vários espetáculos por todo o mundo.

Desde essa altura, não tem parado, apresentando anualmente um álbum com originais que fazem as delícias do seu público. 

Encontram-se habitualmente 27 pessoas a trabalhar com ela, entre músicos (9), road manager (1), empresa de som e luz (8), técnicos próprios (2), fotógrafo (1), organização e venda de merchandising (2), designer de imagem (1), estilista (1), técnico de comunicação e imagem (1), produtor de estúdio (1). 

 

As novidades recentes: 

– Cláudia fez uma música de Natal que está a ter muito sucesso. 

– A Cláudia está a preparar um grande Evento para Novembro de 2019 que será realizado no Multiusos de Guimarães. 

-O ano corrente ultrapassou os 100 espetáculos e tem já mais de 50 agendados para o próximo ano.