A Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública, com sede no Instituto Gulbenkian de Ciência. Em parceria com a RTP, desde 2013, pretende promover hábitos de vida saudáveis, sensibilizar para o diagnóstico precoce e para tratamentos inovadores. Além disso, angariar donativos para apoiar cientistas de excelência no nosso país a trabalharem na área da Saúde, envolvendo a sociedade civil.
A Maratona da Saúde volta a ser dedicada ao cancro porque na 1ª edição, também ela dedicada a essa doença, a mesma foi mais curta do que as anteriores. E pelo facto de o cancro ser um conjunto de doenças com extremo impacto na sociedade, continuando a ser uma das principais causas de morte em Portugal. A sensibilização e o apoio à investigação científica na área do cancro são essenciais para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos mais eficazes.
Recorde-se que restantes edições da Maratona da Saúde foram dedicadas a: Diabetes, Doenças Neurodegenerativas, Doenças Cardiovasculares e Doenças Autoimunes e alergias.
Em relação ao balanço dos 6 anos desta iniciativa, as responsáveis pelo evento sublinham o “aumento da literacia na área da saúde em Portugal; maior interação entre doentes, médicos e cientistas; com os donativos angariados foram já atribuídos 11 prémios Maratona da saúde a investigadores a trabalharem na área destas doenças em Portugal.
No passado dia 12 de Dezembro, realizou-se a 1ª Conferência Cientistas em Tournée – Prémios Maratona da Saúde em Investigação biomédica, onde foi também assinado o protocolo de renovação de parceria entre a RTP e a Maratona da Saúde.
Para este ano, para a edição que volta a focar as doenças do cancro, espera-se muita sensibilização nesta área, iniciativas locais solidárias pela Maratona da saúde, conferências cientistas em tournée – Prémios Maratona da Saúde no Porto, Coimbra e Faro. O espetáculo anual solidário Maratona da Saúde, no início de Abril, na RTP 1 e RTP Internacional.
Saiba mais em: