A linha SOS Voz Amiga foi criada há 40 anos. A mesma tem por objetivo a prevenção do suicídio, prestar apoio emocional a quem se encontra em sofrimento, sozinho ou deprimido.
A SOS Voz Amiga é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio.
Se precisa de:
- Falar, em anonimato, com uma pessoa desconhecida;
- Relatar situações de sofrimento pessoal, sem constrangimentos de ordem moral, sexual, religiosa ou política;
- Conversar com alguém que se interesse pelos seus problemas e angústias.
Esta é uma linha de prevenção constituída por uma equipa especializada e sempre disponível para escutá-lo através do respeito e compreensão. Trata-se de um espaço orientado pelo compromisso e confidencialidade e onde irá encontrar vozes sensibilizadas para a partilha das suas dúvidas ou dificuldades.
Serviços – O apoio que prestamos
O apoio de ajuda emocional promovido pela SOS VOZ AMIGA é realizado por cidadãos que receberam formação adequada e pretendem contribuir para uma maior coesão social através de uma atitude solidária e centrada na prestação da ajuda.
A linha SOS Voz Amiga está integrada na IFOTES – Federação Internacional dos Telefones de Ajuda (www.ifotes.org) e os voluntários obrigam-se a respeitar as suas normas: confidencialidade, duplo anonimato (do apelante e do voluntário), não julgar nem pressionar, despir-se de preconceitos, aceitar a diferença, recusar-se a exercer qualquer pressão religiosa, política ou ideológica, submeter-se a seleção e formação adequada.
O tipo de ajuda prestada
A confidencialidade é um dos pilares que norteia a atuação da SOS VOZ AMIGA, preocupada em preservar, entre outros, os seguintes princípios:
- O respeito pelas diferenças das pessoas em sofrimento;
- O rigoroso anonimato (de quem telefona e de quem atende);
- O saber escutar, com atenção, compreensão e respeito;
- O saber criar uma relação de empatia.
Quem procura o nosso apoio pode entre muitas situações:
- Partilhar os problemas com alguém desconhecido, que não julga, mas ouve, e se sente, nesse momento, responsável pelo outro, devolvendo-lhe a confiança em si próprio;
- Encontrar pessoas que aceitam falar das ideias de morte, permitindo eventualmente afastar a ideia de suicídio.
Quem presta ajuda
Na SOS Voz Amiga a ajuda é prestada por um conjunto de pessoas – os Voluntários – mulheres e homens, de todas as idades, crenças, estratos sociais, culturais, económicos ou profissionais que, sem remuneração, que se organizam e disciplinam para um trabalho especializado de ajuda não profissional. Submetem-se a seleção e formação iniciais e recebem de forma continuada apoio e supervisão por técnicos da área da saúde mental.
Saiba mais em: