Filipe Albuquerque nasceu em Coimbra, a 13 de junho de 1985. 

 

Sendo o mais novo de três irmãos, começou a sua carreira desportiva nos karts aos 10 anos, precisamente pela mão dos irmãos Nuno e Pedro Couceiro, mas antes de tudo, por influência do pai. Nos karts venceu Campeonatos Nacionais, foi finalista do Europeu e ainda disputou Mundiais. 

 

Em 2005, 10 anos depois de ter dado início à competição, é chamado para o projeto Red Bull Junior Team, que visa a nível mundial formar jovens promessas do automobilismo em futuros pilotos de F1. Nesse mesmo ano e na época de estreia fora dos karts, participa em três Campeonatos em simultâneo: Campeonato Espanhol de Fórmula 3 (6º lugar e melhor estreante); Fórmula Renault 2.0 Eurocup (5º lugar e melhor estreante); Campeonato Alemão de Fórmula Renault 2.0 (3º lugar e melhor estreante). 

 

2006 viria a ser o ano de consagração, tendo sido reconhecido um pouco por toda a Europa, mas muito em particular em Portugal, quando, aos 21 anos, e sob a alçada da Red Bull Junior Team, vence o Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0 e o Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. 

 O Jornal Autosport atribui-lhe o Prémio para Melhor Piloto Português de Ano. É ainda eleito o melhor piloto da Red Bull Junior Team, que era composta por 18 pilotos a nível mundial. Com estas conquistas, a Red Bull reforça o seu apoio e em 2007 coloca-o a competir na World Series by Renault, terminando a temporada no quarto lugar da geral, depois de ter estado até à última corrida a lutar pelo título. Foi o melhor piloto estreante na categoria. 

 

Foi convidado pela Red Bull para fazer demonstrações de rua aos comandos dos carros de F1 dessa marca de bebidas energéticas na Venezuela, Colômbia e Estónia. No dia em que comemorou 22 anos, fez o seu primeiro teste oficial aos comandos do F1 da Toro Rosso.  

 Efetuou ainda duas corridas na GP2 Series, campeonato considerado uma das ante câmaras da F1. Ingressa depois no A1GP com as cores da equipa portuguesa para fazer as três últimas corridas da época. Na sua prova de estreia na competição sobe ao terceiro lugar do pódio.  

 

Em 2009 mantém-se na competição e termina a época em terceiro lugar. É ainda convidado pela Audi Itália para efetuar em Portimão as corridas dos Superstars, a sua estreia em carros de turismo. Em ambas sobe ao pódio. Teve ainda a sua primeira participação na categoria de GT ao efetuar as duas últimas jornadas do Campeonato Italiano de GT de 2009 com a Audi vencendo na categoria GT3. 

 

Filipe Albuquerque conquistou a liderança da Corrida dos Campeões de 2010, em Dusseldorf, na Alemanha, vencendo o título, frente ao alemão Sebastian Vettel e ao francês Sébastien Loeb. 

 

Na final da competição, o piloto português defrontou Loeb no estádio Esprit Arena, acabando por bater o piloto que já foi nove vezes campeão mundial de Ralis. 

Recorde-se que este domingo o piloto luso venceu Tanner Foust, Carls Edwards, Sebastian Vettel, o português Álvaro Parente, nos oitavos-de-final, e Vettel, nas meias-finais, antes da final com Loeb. 

 

Revelando estar “orgulhoso” com este “resultado espetacular”, o piloto destacou: “pela primeira vez Portugal terá um piloto Campeão dos Campeões e isso é certamente motivo de orgulho”. 

 

Fora das corridas Filipe Albuquerque gosta de futebol e é adepto do Sporting Clube de Portugal