Uma das alunas da Chefs’ Academy 2 é a Mónica Pereira. Com uma carreira de sucesso na área da advocacia, a vida da aluna mudou totalmente com o nascimento do segundo filho que nasceu com uma doença raríssima. Tudo o que tem vivido com o filho levou-a a perceber que a vida é curta e que todas as oportunidades têm de ser bem agarradas. Recuperou o sonho de criança de se dedicar à cozinha e concorreu à Chefs’ Academy para provar a todas as mães na sua condição que se devem dedicar também aos seus sonhos.
“Aprendi que o mais simples da vida é o mais importante, a cura não existe e temos que aprender a viver assim. Temos que aproveitar, e quando ele está melhor tenho que pensar que agora é que temos que aproveitar e ser feliz agora”, diz Mónica Pereira.
O Chefe Kiko Martins nasceu no Rio de Janeiro, em 1979. Em 1990 vem para Portugal com a família, frequentando em Lisboa o ensino secundário. Em 2003 licencia-se em Gestão de Marketing, apesar de saber que o seu futuro passava pela cozinha.
No ano seguinte, em 2004, parte para Paris onde frequenta, durante 1 ano, a Escola de Cozinha Cordon Bleu. Quando terminou a sua formação, passou por alguns restaurantes de alta cozinha como Ledoyen, AM Le Bistro e The Fat Duck. Em Lisboa, trabalhou no Eleven.
Manteve-se por Portugal até 2009, altura em que decide partir em voluntariado durante um ano para Moçambique, juntamente com a mulher, Maria. Ao viver de perto a importância da alimentação e da mesa, num país onde há tão pouco, planeia uma volta ao mundo gastronómica para estar com famílias, em família, e perceber o papel da mesa na transmissão de valores e tradições.
Assim, em Janeiro de 2010, parte em busca do mundo, num projecto a que deu o nome de Eat the World (www.eatheworld.com). Em meados de 2011 volta a casa, depois de ter estado em mais de 26 países, nos quatro cantos do mundo, com vontade de se ligar a um espaço único. Decide dar uma nova cara ao conceito do talho e apostar num dos ingredientes que mais aparece na mesa dos portugueses: a carne.
Atualmente, é um dos professores da Chefs’ Academy, levando os alunos a viajar a cada aula. Hoje tivemo-lo connosco e decidimos inverteros papéis. Desta vez foi a aluna a lançar um desafio ao Chefe!
Será que ele superou o desafio?
E com isto é que tramámos (mais uma vez) o Zé Pedro: 70 mil gostos no Facebook do Agora Nós e o Zé Pedro tem que cozinhar algo que supostamente não combina. A sugestão do Chefe Kiko foi “Frango e chocolate”!
E agora como é que ele se vai safar desta?
Conhece alguma receita com estes dois ingredientes?