A “Casa da Maria” é um espaço de atendimento policial, aberto a qualquer cidadão, enquanto vítima, em que se pretende potenciar o conforto, a confiança, a segurança psicológica e a excelência do seu atendimento. Esta é a versão composta e oficial. Na verdade, a Casa da Maria recebe todo o tipo de vítimas num ambiente “confortável” e amistoso. Os policias não estão fardados, a pessoa que entra encontra um sofá e uma sala confortável e nada ali leva a acreditar, à primeira vista, que se esteja numa esquadra da polícia. O objetivo: o bem-estar da vítima para que possa ser ajudada da melhor forma.
Este projeto teve por base as boas práticas do “Espaço Júlia”, da 1.ª Divisão Policial deste Comando, e pretende definir e uniformizar as regras de receção, enquadramento, e acompanhamento no que concerne ao processamento de ocorrências de violência doméstica e crime violento. Até porque ali entra de tudo.
O foco deste projeto é a vítima, particularmente importante para a PSP, quer num quadro de direitos humanos onde a sua prevalência em liberdade, cuidado, qualidade de tratamento social e integração merece toda a atenção e respeito, quer num quadro de intervenção técnico-policial onde há sensibilidade para um tratamento diferenciado.