Em dia de Santo António, a nossa Fernanda Botelho veio ao “Agora, Nós” falar dos manjericos e das flores mais utilizadas em casamentos. 

 

A tradição do uso de flores nos casamentos está associada ao simbolismo das próprias. A escolha é pessoal mas há uma lista de flores que são comuns às tradições de muitos países, as rosas estão no topo da lista, brancas, amarelas, cor de rosa ou vermelhas porque simbolizam o amor eterno, a felicidade e o bem-estar. As rosas também são medicinais refrescam, relaxam e fortalecem o espírito, levantam a moral. 

 

As flores de jasmim são uma escolha popular sobretudo no Oriente. Este é também medicinal usada externamente para problemas de pele, irritações da vista, gengivites, dores de garganta, etc. Em infusão é um ansiolítico, afrodisíaco e antidepressivo. 

 

As peónias brancas ou rosas também são muito apreciadas e também têm propriedades terapêuticas na medicina tradicional chinesa para problemas respiratórios, fadiga, dores menstruais etc. Simbolizam prosperidade e a fertilidade. 

 

Na Península Ibérica a flor mais usada, e que vem da tradição árabe, é a flor de laranjeira, simboliza delicadeza, amor, doçura, etc. O seu perfume é doce e delicado e tem propriedades ansiolíticas e sedativas. As noivas usavam-na em grinaldas. 

 

As gardénias também são apreciadas devido ao seu perfume e à sua cor branca. 

 

A murta também bastante escolhida, mais as flores do que as folhas, é aromática e simboliza o amor e a prosperidade. 

 

As camélias, sobretudo as brancas também se usam bastante porque simbolizam o amor, a amizade, a pureza e a alegria. As pétalas das camélias também se podem consumir em saladas. 

As flores e folhas de gerânios que abundam no meu jardim (para falar de coisas de época) são excelentes em óleos perfumados de massagem relaxantes e sensuais. 

 

E porque estamos nos santos populares não podemos deixar de falar dos manjericos também conhecidos por erva-dos-namorados. O manjerico é da família do manjericão e ambos se 

podem usar na culinária e em infusões para aliviar muitos males por exemplo alergias, febre- dos-fenos, problemas respiratórios e digestivos. São também excelentes repelentes de insetos. 

 

O blogue da Fernanda é: 

https://malvasilvestre.blogspot.com