Provavelmente, durante as férias, as crianças ficaram por vezes em casa dos avós, enquanto os pais trabalhavam, outras vezes em casa dos tios, familiares próximos, ou até mesmo amigos;

É nesta altura das festas que as crianças costumam viajar com os seus pais para passar esta quadra. As rotinas mudam, o dia de natal é um acontecimento para as crianças que ficam fascinadas com os brinquedos e que só querem tempo para disfrutar deles.

Por todas estas mudanças, quebrar de rotinas, e muito muito mais, quando chega o momento de “abandonar as férias” (que para muitos poderiam ser eternas) e se ganha consciência de que está na hora de regressar às aulas e ao “dia a dia habitual”, podem surgir algumas dificuldades.

Para que o recomeço das aulas seja o mais harmonioso possível, sugerimos algumas práticas:

– Comece por orientar as crianças para o regresso às rotinas que todos têm durante o período escolar dias antes das aulas iniciarem – este processo ajudará a regular o sono, que tendencialmente fica comprometido durante o período de férias, a definir melhor o horário das refeições e ajudará as crianças a desabituarem-se de alguns comportamentos típicos que se consentem durante as férias, como por exemplo: levar jogos ou o tablet para a cama, petiscar no quarto à noite enquanto se vê um filme…);
– Evite comentários como “daqui para a frente acabaram-se as brincadeiras agora tens mais é que estudar”;
– Converse acerca dos aspetos positivos e estimulantes das brincadeiras que ela pode ter com as outras crianças na escola;
– No início de aulas, procure levantar-se um pouco mais cedo para que possa ter alguns momentos de diálogo e descontração antes de levar o seu filho à escola;
– Se possível, é aconselhável ser o pai / mãe a levar o filho à escola para que a criança partilhe as suas expectativas – é por vezes a caminho da escola que as crianças partilham algumas das suas ideias, desejos, dificuldade, e desta forma conseguirá orientar melhor alguma dificuldade que ela possa estar a sentir (se assim for necessário).

 

Fonte: Oficina de Psicologia – onossot2