O quarto de bebé é o espaço de descanso e tranquilidade, onde pode brincar, explorar e desenvolver os seus sentidos e estabelecer a primeira relação forte com a sua casa. Por isso mesmo, existem alguns pormenores aos quais devemos estar atentos.

Para nos falar da importância das cores temos Joana Ribeiro, Decoradora e Diretora Comercial da “Oficina Rústica”, um espaço que se dedica quase em exclusivo ao Imobiliário Infantil.

AGORA TANIA DECORACAO QUARTO BEBE 00

A importância das cores

As cores são muito importantes na decoração do quarto do bebé porque é através delas que o ambiente vai ficar mais acolhedor e tranquilo.

Cores são frequências vibratórias e diferentes comprimentos de onda que são captados pelos nossos olhos de diferentes maneiras. As cores fortes têm uma influência mais intensa enquanto os tons pastel, mais suaves, têm uma influência subtil. Os bebés são muito sensíveis a tudo o que se passa ao seu redor, por isso, as cores intensas podem ser um estímulo excessivo ao seu sistema neurológico ainda em desenvolvimento. Assim, é recomendável que se opte por cores suaves para o quarto do bebé que lhe possam trazer um ambiente tranquilo e trazer paz. 

 

Segundo o Feng Shui, devemos seguir a harmonia de tons da natureza, fazendo com que o piso possua um tom mais escuro do que os das paredes, e o teto mais claro do que elas:

Amarelo É uma cor terra, traz estabilidade, segurança e conforto.

Azul Os tons mais frios de azul, na análise do Feng Shui estão associados à água. Trazem tranquilidade, calma e introspeção.

Rosa – O rosa traz vivacidade e amorosidade.

Branco cor neutra, deve ser complementada com outras cores. Um quarto só branco deve ser evitado pela falta de estímulos.

Verdeestá ligado à fertilidade e criatividade. Em excesso, pode causar agitação ou irritabilidade.

Vermelho é associado ao fogo e só deve ser usado no quarto do bebé em pequenos detalhes.

 

Dicas para o quarto do bebé:

  • Não usar materiais tóxicos, p.ex. tintas tóxicas nas paredes, abrir as janelas com regularidade para ventilar e deixar o ar refrescar o espaço;
  • Usar cores suaves que estimulem a tranquilidade e o sono e evitar aparelhos eléctricos no quarto;
  • Normalmente, num quarto, existem três “zonas” distintas: a zona de brincar, a zona de vestir e a zona de dormir e para cada uma delas deve-se usar cores diferentes consoante o maior ou menor estímulo que queremos passar;
  • Objetos que utilizam diariamente devem estar organizados e acessíveis.

 

Mais dicas aquwww.oficinarustica.com ou no blog O Nosso T2