Ana Rebelo é uma verdadeira mãe coragem.

Há 15 anos, quando nada o fazia prever, nasceu Maria com uma cromossopatia única no mundo, que por isso mesmo nem sequer tem nome. A sua batalha, desde então, tem sido a inclusão e conseguiu vencê-la.

A filha está num colégio onde é tratada de igual para igual, os colegas adoram-na e a diretora considera uma “sorte”, tê-la por lá. Mas nem sempre foi assim. Ana conta que continuamos a ser um país pouco inclusivo e para despertar consciências decidiu criar um site onde conta várias histórias pelas quais teve de passar.

No dia 17 de julho nasceu o blogue “A mãe da Maria”, que tem como embaixadores a Tânia Ribas de Oliveira e o Ricardo Carriço e  que tem como missão ativar a inclusão.

11924758_1485993815050635_4824492982560737847_n

 

Enquadramento do projeto da mãe da Maria 

“Existe uma enorme vontade de avançar com um projeto que ajude a sociedade Portuguesa a evoluir no sentido dos benefícios da inclusão de crianças deficientes. Temos vivido e vencido muitas batalhas para a Maria estar incluída, mas ela está e é realmente uma criança muito feliz e que espalha felicidade à sua volta.

Muitas ideias têm-me passado pela cabeça, umas muito caras para pôr em prática, outras de utilidade e dinâmica pouco eficiente, outras incompatíveis com a minha atividade profissional, mas agora surgiu esta que acho extremamente útil pela sua dinâmica, utilidade e abrangência.

O que vamos encontrar neste blogue são histórias reais da vida da Maria, imagens e vídeos inspiradores do seu quotidiano e de todos aqueles que com ela se cruzam, que estão perto, vivem e crescem a seu lado. Partilhas e conteúdos comentados e desenvolvidos por outros pais ou pessoas interessadas, que se produzem no desenrolar da interação diária do blogue. Artigos no âmbito da inclusão desenvolvidos por personalidades e entidades reconhecidas pela opinião pública.”

 

Missão – Ativar a inclusão

A entreajuda e a partilha de experiências no âmbito da inclusão de uma forma desmistificadora é a missão principal do blogue, servindo como meio de comunicação e divulgação de boas práticas, casos de sucesso e chamadas de atenção para problemáticas neste âmbito da sociedade.

O blogue trabalhará o desenvolvimento da responsabilidade social na área da inclusão plena de crianças com deficiência (e suas famílias) na sociedade portuguesa.

 

Petição para criar o dia da inclusão

“Agora estamos com as atenções viradas para a criação do dia da Inclusão. Já temos uma petição online a correr com cerca de 2.000 assinaturas, mas queremos mais. Gostávamos de a entregar à Assembleia da República com cerca de 15.000 a 20.000 assinaturas.”