Mário Cordeiro lança esta semana o livro “A verdade e a mentira das vacinas”, onde aborda a recente onda antivacinas. Diz que devia ser óbvio que as vacinas só fazem bem mas o surto de sarampo este ano mostrou que ainda há dúvidas. Em livro, Mário Cordeiro responde a todas.
Meses depois do surto de sarampo que custou a vida a uma adolescente de 17 anos e levou ao internamento de dezenas de outras pessoas, o pediatra escreve o livro que, assume no prefácio, gostaria que já não fosse necessário escrever e ao longo de 244 páginas, desfaz mitos, teorias da conspiração e ideias falsas.
Com a obra, o autor espera repor a verdade em relação aos benefícios desta prática, que alguns pais começam a pôr em causa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação evite a morte de dois a três milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Falta de memória de doenças erradicadas por causa da vacinação é uma das causas para a recente vaga antivacinas, diz o médico. Chegou a altura de dizer “basta!” Este livro expõe a verdade e a mentira das vacinas, para que todos possam, livre e conscientemente, ser responsáveis pela decisão de vacinar ou não vacinar.