Literalmente “grande demais”, esta tendência caracteriza-se pelos seus cortes volumosos e exagerados e já não é novidade nenhuma nas passerelles internacionais. Nesta estação, a tendência oversized não ficou de lado e mostrou que está para ficar. Os seus cortes largos e práticos oferecem conforto a quem veste e investe neste tipo de peças. Esta enorme vantagem do conforto que as roupas oversized têm faz com que seja uma tendência que se adequa facilmente a todas as estações, frias e quentes.

Para a atual estação, a tendência fez-se representar nos casacões: quanto maiores, melhor. Em pele, pelo ou lã, quando as temperaturas começam a baixar, os casacos volumosos são fundamentais. No entanto, não são só os casacos que adotaram a tendência de volume e grandeza. As camisolas de malha também estão representadas nesta categoria, assim como os blazers, as calças de pele e o clássico perfecto. Até a simples camisa branca passou a assumir-se com cortes largos e mais largos possíveis. As proporções querem-se largas e exageradas.

Estas peças caracterizam-se pelos cortes práticos e confortáveis, linhas volumosas e exageradas, folgados e com mangas extra compridas (no caso das malhas, casacos e sweatshirts), que facilmente se adaptam tanto às estações frias como às mais quentes. Este outono-inverno, a tendência marcou presença em casacos, malhas, blazers, pantalonas, calças e perfectos em pele, casacos de pêlo e camisas. Na próxima primavera, t-shirts, camisas, saias, calças, coletes, parkas e jaquetas de ganga vão igualmente incorporar a tendência.

A grande vantagem da tendência oversized é que consegue ficar bem em qualquer tipo de corpo. Contudo, para usar esta tendência devidamente apenas uma peça oversized deve ser usada num look. Misturar duas peças largas no mesmo conjunto pode nem sempre resultar da melhor maneira. A forma mais segura de usar o oversized e ter a certeza que não é demais é contrastar com peças justas e femininas.

Saias rendadas, saias biker, calções de pele, skinny jeans e calças de pele biker são algumas das maneiras com que pode conjugar, por exemplo, uma parte de cima oversized. Porém, para partes de baixo que vão de acordo com a tendência, o melhor é optar por camisolas de gola alta de algodão, crop tops e todas as camisolas que forem mais discretas.

Também as malas seguem esta tendência XXL. E, com uma mala muito grande, as mulheres conseguem concentrar todos os produtos das atividades que vão executar ao longo do dia.

Esta tendência vai transitar para a próxima estação, Primavera-Verão.

Como incorporar a tendência sem comprometer a minha silhueta?

De uma forma geral, a maioria das silhuetas consegue adaptar o registo. O maior cuidado a ter está em não criar um “bloco” que visualmente possa acrescentar peso a mais à silhueta e produzir um resultado pouco elegante.

Como fazer, então?

  • Na dúvida, seja moderado e tenha atenção às proporções! Esta é a principal dica. De nada adianta vestir a tendência da cabeça aos pés, se o resultado final for tudo menos elegante e favorecedor.
  • A forma mais segura é adotar apenas uma peça oversized no look, coordenando-a com peças ajustadas e mais femininas, o que vai equilibrar o look e a silhueta. Por exemplo, uma camisa XXL como umas calças skinny em pele, um blazer ajustado e uns stilletos, vai criar um look contemporâneo, descontraído e elegante.
  • Assim sendo, calças skinny, calças biker ou calções em pele e saias lápis, são complementos perfeitos para uma parte de cima oversized. Já com calças, saias ou culotes oversized, o recurso a crop tops ou malhas crop (curtas), camisolas de malha e blusas mais justas e discretas, é a melhor opção.
  • Caso coordene duas ou mais peças oversized num mesmo look, ter o cuidado de expor alguma pele (no decote, ombros, braços, tornozelos ou punhos), de forma a equilibrar a figura e evidenciar as zonas mais estreitas da silhueta. Neste caso, o recurso a sapatos de salto alto, nomeadamente stilletos ou sandálias mais delicadas, é fundamental, para estilizar a silhueta.
  • No caso de utilizarmos calças (culotes ou calções) oversized com malhas, blusas ou camisas também elas oversized, colocar a parte de cima por dentro ou parcialmente por dentro das calças, da parte da frente, é fundamental para estilizar a silhueta (nomeadamente em silhuetas curvilíneas e nos casos de estatura mais baixa).
  • Outra opção, particularmente útil no caso de vestidos, camisolões, camisas, casacos, coletes ou blazers oversized é utilizar um cinto para marcar a cintura.
  • Outra dica para quem quer adotar a tendência sem comprometer a silhueta, é escolher peças em tecidos macios e suaves, que visualmente não acrescentem demasiado volume à silhueta. Esta dica é particularmente útil no caso de parkas, gabardines, blazers, blusas, camiseiros, calças e saias.