A t-shirt branca ganhou, desde há várias estações, o estatuto de básico essencial no guarda-roupa feminino.

É uma peça versátil, que funciona em todo o tipo de silhueta, coordena com praticamente tudo e pode ser utilizada no mais variado tipo de contextos, desde o mais casual ao social, passando inclusivamente pelo profissional. Desengane-se, por isso, quem pensa que uma simples t-shirt branca é uma peça “sem graça” e que apenas serve para coordenar com gangas e ténis, pois, como vamos ver, até os básicos podem ser sofisticados e elegantes, dependendo da forma como são coordenados!

É óbvio que por si só esta é uma peça de cariz informal, mas a sua grande mais-valia reside precisamente na sua versatilidade, pois serve de base para a composição de qualquer look, sejam eles mais clássicos ou mais cool, mais casuais ou mais formais. Funciona também como peça de transição, ou seja, uma peça que pode ser usada como ponto de equilíbrio em looks hi-low. Não será por isso de estranhar ver combinações de t-shirt branca com saias e calças mais elaboradas, vestidos de festa e acessórios poderosos, assim como coordenada com fatos e tailleurs.

Esta estação podemos encontrar a t-shirt branca no mais variado tipo de formatos: justa, oversized, fluída, curta (tipo crop top), com decote redonto, em U e em V, assim como no mais variado tipo de materiais (algodão, linho, mistura de algodão e seda, jersey, etc). E é precisamente nesta variedade que está o segredo! Devemos escolher um modelo com corte e material que melhor se adeque à nossa silhueta e ao contexto em que o pretendemos utilizar.

A saber: silhuetas mais robustas devem optar por modelos mais fluidos em jersey ou misturas de algodão e seda e optar por decotes em U ou em V, uma vez que ajudam a alongar e adelgaçar a silhueta.