Setembro está a chegar e com este mês, começam as compras para o novo ano letivo e as velhas preocupações acerca de quanto vai gastar. Mas ao considerar passos como reutilizar material, comprar uma mochila que dure mais tempo ou ir diretamente à papelaria da escola, pode gastar muito menos dinheiro, é o que sugere a jornalista de economia e especialista em educação financeira Bárbara Barroso.

 

Dicas da Bá

Espere pela lista oficial

Espere pela lista de material oficial. Não vale a pena comprar um conjunto de lápis de carvão na promoção mais recente, para depois o professor pedir um A2 de determinada marca, por exemplo.

Reutilize

É possível que ainda tenha lápis, canetas, cadernos, réguas, estojos etc. utilizáveis, dos materiais comprados no ano passado. Utilize-os até esses estarem partidos ou gastos. É provável que ainda dê para pelo menos a primavera do ano seguinte, criando assim a vantagem de comprar novos fora da época alta. Ao fazê-lo, compra muito mais barato.

Compre pela escola

Comprar materiais diretamente pela papelaria da escola pode não só ser mais barato, como ainda traz vantagens na hora de comparticipar a compra para o IRS.

Manuais Escolares: considere o banco de livros

É possível obter manuais escolares em segunda mão através do banco de livros da escola. Informe-se junto do estabelecimento de ensino e veja se consegue encontrar material que esteja em boas condições. Há também boas soluções de livros em segunda mão quer através do OLX, quer através de plataformas online de reutilização de manuais como a Book in Loop.

Mochilas: escolha uma que dure

Quando chega a hora de escolher uma mochila, considere estes quatro aspetos, para garantir que o dinheiro foi bem gasto.

– A mochila adapta-se às medidas do meu filho?

– Aguenta o peso dos livros?

– Parece ter boa qualidade, ou tem medo que se parta ou rasgue com o uso?

– Há alguma mochila de marca branca que possui a mesma qualidade, em comparação às de marca que estão ao lado?

Se encontrou uma mochila que corresponda a todas as expetativas, compre. É provável que seja reutilizável.

Procure pacotes promocionais Algumas lojas, como a Staples, os hipermercados ou a Wook, têm, por vezes, pacotes de promoções com descontos por uma determinada quantidade ou por junção de produtos. Procure algo que encaixe no que precisa e aproveite o desconto.

Inclua os seus filhos na gestão do dinheiro

“É de pequenino que se torce o pepino e é dos pais que as crianças aprendem pelo exemplo. Inclua os seus filhos no processo das compras, converse com eles acerca do que eles precisam vs. o que podem estar a pedir porque “os outros têm”. Aproveite a ocasião para os ensinar a gerir um orçamento, a importância de apostar em itens duráveis ou de não seguir modas desnecessárias.”

Peça fatura

Pode deduzir 30% das despesas com IVA reduzido ou isentas de IVA até ao limite de 800 euros. Isto significa que serão abrangidos apenas os manuais escolares. Com a reforma do IRS, o material como canetas, cadernos, mochilas e a generalidade de produtos utilizados pelos alunos por terem uma taxa de IVA de 13% ou 23% não podem ser deduzidos no IRS como despesa de educação, entram nas despesas gerais.

O ano letivo 2017/ 2018 vai começar entre os dias 8 e 13 de setembro. Segundo a especialista “o importante é que façam um planeamento e comparem preços. É que podem conseguir-se poupanças consideráveis.