A Dra. Maria do Céu Santo fala-nos do Ponto G, nas mulheres e nos homens, e das técnicas para o encontrar.

Ponto G na mulher

Uma mulher pode ter diversos tipos de orgasmos: clitorial, vaginal e pela estimulação do Ponto G.

O Ponto G não é nenhum buraco negro, é apenas uma massa de tecido nervoso localizado a meio caminho entre a parte de trás do osso púbico e o topo da cerviz. Para complicar mais um pouco, o tamanho e localização variam de mulher para mulher, mas será usualmente do tamanho de uma pequena avelã, está situado cerca de 3 a 7 centímetros dentro da vagina logo por debaixo do osso púbico.

Algumas mulheres têm uma área uns centímetros dentro da parede superior da sua vagina, que incha quando pressionado ou acariciada, e que pode dar sensações intensas de grande prazer. Outras acham que a mesma área simplesmente dá-lhes uma sensação de fazer chichi quando tocadas, e outras mulheres simplesmente não a conseguem achar. Esfregar diferentes partes dentro da vagina pode causar contrações musculares, e algumas mulheres relatam que ejaculam quando a área, que descrevem como o Ponto G, é estimulada.

A maioria dos homens (cerca de 55%) revela nunca ter encontrado o Ponto G de suas parceiras. Outros 36% não se interessam em saber onde fica e nem o que vem a ser e sequer interessam em como fazer uma mulher chegar ao orgasmo. É uma busca difícil e, muitas vezes, frustrante para o casal. Mas vale a pena, pois é uma área que, quando estimulada, gera muito prazer, levando a obtenção de orgasmos femininos extremamente intensos e a um contato sexual mais íntimo e altruísta.

A ejaculação precoce também podem ser um problema na hora de encontrar o Ponto G, uma vez que o homem não consegue acompanhar o ritmo e o tempo da parceira e ambos podem acabar frustrados. Para se conseguir encontrar o Ponto G da parceira e acompanha-la melhor durante o ato sexual, é possível realizar exercícios apropriados para combater a ejaculação precoce. Se praticados com regularidade, resolvem esse e outros problemas da sexualidade masculina, tornando o contato sexual mais prazeroso e encontrar o Ponto G algo mais fácil.

Como encontrar o Ponto G na mulher

– A parceira deve estar deitada de costas, joelhos fletidos com os pés pousados na cama.

– Inserir dois dedos – lubrificados – na vagina cerca de 2 a 5 centímetros dentro da vagina em direção ao umbigo.

– Pressionando delicadamente com 1 ou 2 dedos contra a parede da vagina superior (por debaixo da zona púbica), sentir-se-á uma zona mais rugosa diferente das restantes paredes da vagina.

– Quando se estimular o local certo, ele inchará um pouco, quase da mesma forma que o pénis.

– Pedir à parceira orientações, e deslizar os dedos de um lado para o outro sobre esse local.

– Se se pretender um orgasmo mais intenso, estimular o clítoris ao mesmo tempo.

 

Ponto G no homem

Os homens também têm o equivalente ao Ponto G – conhecido como a glândula prostática. É uns centímetros dentro do ânus na parede superior. Nem todos os homens gostam da estimulação da próstata mas certamente vale a pena considerar, independentemente da sua sexualidade. Muitos homens exploram-na durante o auto prazer e isso também pode adicionar prazer a outras brincadeiras sexuais, se for devagar, lubrificado e de uma forma segura.

Como encontrar o Ponto G no homem

Para encontrar o Ponto G do parceiro, é preciso utilizar uma boa quantidade de lubrificante no dedo. Cuidadosamente, inseri-lo no seu reto, num movimento firme, mas suave. Agora basta fazer um leve movimento de dentro para fora, isso faz com que os músculos relaxem e seja mais fácil o restante trabalho.

Depois que o parceiro estiver mais relaxado, vira-se o dedo para o lado do pénis e faz movimentos suaves de ‘vem cá’, assim como na busca pelo ponto G feminino. Quando se encontrar uma saliência no formato de uma noz, acaricia-se delicadamente e o parceiro a entregar-se-á aos poucos a um maravilhoso orgasmo.

Mas se o parceiro não quiser ter esta nova experiência, ainda assim é possível encontrar o Ponto G masculino. Existe uma alternativa, talvez não tão eficaz quanto a por via interna, que pode ajudar a colocar pressão na próstata. Para isso, basta pressionar a área do períneo, que fica entre o ânus e os testículos.