Convidámos Tânia Henriques, da associação “Filhos do Coração”, e o ilustrador João Rodrigues para nos apresentarem o livro “É mais forte o que nos une… do que aquilo que nos separa”, duas histórias mágicas que têm como palavras de ordem o Amor, a Esperança e Família.
Com o título “É mais forte o que nos une… do que aquilo que nos separa” a primeira história passa-se em Portugal e conta como um cão abandonado une inesperadamente duas meninas que vivem realidades diferentes. Rita cresceu numa família feliz, Maria sempre viveu num centro de acolhimento. Juntas vão perceber que têm muito em comum e que o futuro é uma página em branco que, em Família, vai ser escrita por ambas.
A segunda história foi escrita por Tânia Henriques, Diretora de Comunicação da Associação e responsável pela Missão Gana 2016, que levou em julho deste ano roupa, materiais escolares e brinquedos às crianças já resgatadas que se encontram no Centro de Acolhimento de Kumassi, no Gana. “… DO QUE AQUILO QUE NOS SEPARA” é a história de duas crianças resgatadas à escravatura infantil no Gana. No Centro de Acolhimento, Freeman e Hope começam uma nova vida e, aos poucos, vão descobrir uma noção de Família que tinham perdido e recuperar os seus sorrisos.
Neste livro a Associação Filhos do Coração quis dar outro sentido à distância que só no planisfério separa Portugal do Gana. Neste sentido, as ilustrações da história portuguesa foram desenhadas pelas crianças do Centro de Acolhimento do Gana e as da história do Gana por crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, de Campo Maior, sob a coordenação do ilustrador João Rodrigues, que esteve com os meninos nos dois países, que considera ter sido “uma grande experiência emocional”.
A Associação convidou 12 figuras públicas para participarem neste livro. Clara de Sousa, Cristina Esteves, Daniel Oliveira, Fátima Lopes, João Baião, Lourenço Ortigão, Nilton, Rita Ferro Rodrigues, Sérgio Figueiredo, Sílvia Rizzo, Tânia Ribas de Oliveira e Vasco Palmeirim são os autores da história passada em Portugal.
As fotografias são da autoria de Joel Santos e Magali Tarouca, os fotógrafos oficiais da Associação, que participaram em duas missões ao Gana organizadas em janeiro e em julho deste ano.
O livro está à venda pelo preço de 10 euros que revertem na totalidade para garantir a educação das crianças já resgatadas pela Associação Filhos do Coração à escravatura associada à pesca do Lago Volta, no Gana.