Com a chegada dos dias frios, o mel pode ser um bom aliado para a nossa sáude. A naturopata Cátia Antunes explica-nos como.

 

Benefícios nutricionais do mel: fornece 300 calorias por 100 gramas de seu consumo. Além disso, é uma fonte de frutose, glucose e sacarose e também fornece vitaminas e alguns minerais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Mel para aumentar a energia: é conhecido por fornecer energia instantânea, pois tem alto teor de glicose, o que ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose no mel é absorvida muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, o mel é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

Benefícios do mel para pele: o mel faz maravilhas para a pele, pois age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca pois tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas. Além disso, o mel é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzidas através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogénio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

 

Benefícios do mel

– O único “açúcar” com nutrientes

– Propriedades anti-sépticas

– Depurador do organismo

– Melhora a saúde da pele

– Aumenta a energia

– Bom para ser usado via interna (gripes, depurativo, reduzir ingestão de outros açúcares)

– Bom para uso externo (fissuras, rugas, cortes, os egípcios usavam para uso externo para aumentar a saúde da pele, uma curiosidade!)

Via oral

Constipações: 1 colher de sopa com limão e gengibre

Fissuras: 1 colher de sopa ao pequeno-almoço

Energia: adicionar ao pequeno-almoço (fazer em casa granola com mel por exemplo)

Local

Cortes: aplicar diretamente na ferida e colocar um penso (bom para cortes de facas feitos na cozinha por exemplo)

Pele: fazer máscaras com mel uma vez por semana, deixar 15 minutos e lavar