Se eu não sangrar na primeira vez que faço amor quer dizer que não era virgem?

Não. O hímen tem várias formas e diferentes graus de elasticidade, pelo que, em alguns casos, pode não romper. Desta forma, não há hemorragia.

Se tiver relações sexuais enquanto estou com o período posso engravidar?

Apesar de não ser um período fértil, o melhor é não confiar na sorte. Se o ciclo menstrual for regular e a jovem souber fazer as contas corretamente, em princípio saberá identificar os dias em que pode engravidar (ovulação). No entanto, como há muitas irregularidades na adolescência e os cálculos podem falhar, o melhor é usar preservativo. Além disso, o preservativo impede o risco de contágio de ITS que, nesta fase do ciclo, é maior, pois o sangue é um dos meios de transmissão.

A minha filha quer tomar a pílula por causa das borbulhas no rosto, mas eu acho que é muito nova… Só tem 15 anos. Faz mal começar a tomar a pílula tão cedo?

Se tiver muitas borbulhas, muitas dores menstruais e se a sua filha já tiver namorado, então deve começar a tomar a pílula pois acaba por ser um verdadeiro “três em um”. Mas se o cenário não for este, o melhor é começar a tomar um pouco mais tarde e optar por outros tratamentos para a acne.

Às vezes sangro quando tenho relações sexuais. Porquê?

Apesar de poder não ter significado, é aconselhável que vá ao ginecologista para fazer uma citologia do colo do útero (teste de Papanicolau) que permite diagnosticar uma eventual lesão.

Tenho 30 anos e faço amor esporadicamente. Tenho sempre ardor ao urinar após a relação sexual, que desaparece ao fim de algumas horas. Qual é o meu problema?

Esse ardor pode surgir pelo facto de não ter relações sexuais com frequência, o que leva a que a mucosa vaginal esteja sensível e provoque a dermatite de contacto, mais conhecida por “assado”. Pode ser também consequência de uma eventual alergia ao preservativo. Se assim for, experimente uma nova marca.

Tomei três vezes a pílula do dia seguinte no último ano. É perigoso?

A pílula do dia seguinte é apenas um método de emergência e não de planeamento familiar, nem sequer evita as IST. De qualquer modo, o facto de ter tomado três vezes não é alarmante, apesar de não ser aconselhável.

Há um ano, tive um filho com quatro quilos por parto normal. Sinto a vagina “mais larga”. O que posso fazer?

Pode fazer exercícios para contrair os músculos da vagina. Se não resultar, pode fazer uma cirurgia de redução (vaginoplastia).

A minha mulher está na menopausa há dois ou três anos e sinto que a nossa vida sexual já não é igual. Às vezes sinto que me faz um favor. O que faço para voltarmos a ser o que éramos?

O desejo sexual, a libido, está também muito dependente de fatores psicológicos, emocionais e ambientais, pelo que o facto de a mulher entrar em menopausa não implica diretamente a diminuição do desejo. Devido às alterações hormonais, ocorrem algumas mudanças psicológicas e físicas que podem levar à diminuição do desejo, mas que podem ser ultrapassadas com a vontade de viver e a ajuda das terapêuticas adequadas.

Na menopausa é normal sentir dores durante a penetração?

É normal. Na menopausa, devido à diminuição de estrogénio, a vagina fica menos elástica e as paredes mais frágeis e lisas. Há também uma diminuição da lubrificação vaginal, o que pode fazer com que a mulher sinta ligeira dor na penetração. Há porém alguns métodos para diminuir essa dor, como por exemplo o uso de lubrificantes ou de cremes hidratantes, vaselina e até de saliva, que é semelhante à lubrificação vaginal.