Em estúdio, recebemos o Dr. João Ramos, a Dra. Dulce Brito – médica cardiologista – e José Rego, um paciente com insuficiência cardíaca diagnosticada.

A Insuficiência Cardíaca é uma condição grave de saúde, que se caracteriza pela incapacidade do coração bombear sangue para o corpo em quantidade suficiente. Esta incapacidade faz com que o sangue não forneça os nutrientes e oxigénio em quantidade suficiente ao organismo para que este funcione normalmente.

A Insuficiência Cardíaca desenvolve-se, geralmente, na sequência de outras doenças, por exemplo, hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, infecção do coração, diabetes, entre outras. Apesar de se poder desenvolver em qualquer idade, torna-se mais frequente com o avançar da idade.

Estima-se que em Portugal existem 400 mil pessoas afetadas pela Insuficiência Cardíaca mas grande parte destas ainda não estão diagnosticadas, logo ainda não estão a receber o tratamento adequado. A falta de percepção da doença leva a que não se procure ajuda médica e o quadro da doença se agrave, podendo evoluir para edema pulmonar agudo. Nestes casos, os doentes vêem-se obrigados a ir às Urgências e a ficarem internados. As causas da insuficiência cardíaca são várias mas uma das principais é a tensão arterial elevada que não é devidamente tratada. Outras causas são a doença coronária isquémica do miocárdio, além de vírus ou causas genéticas.

 

De 1 a 8 de Maio o Grupo de Estudos da Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia vai levar a cabo uma Campanha de sensibilização à população, com várias ações, lançamento de balões, aula de aeróbica em cinco cidades nacionais em simultâneo e um spot de televisão, com a participação de várias figuras públicas.

 

Alguns factos sobre a doença:

  • 1 em cada 5 pessoas com mais de 40 anos vai ter a doença ao longo da vida;
  • 1 em cada 4 pessoas confunde sintomas da doença com o processo de envelhecimento;
  • 1 em cada 4 pessoas espera 1 semana para procurar ajuda médica ou nem sequer procura cuidado médico;

 

Principais sintomas:

  • Cansaço excessivo
  • Falta de ar
  • Pernas inchadas

 

O Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia lança campanha de sensibilização sob o mote “Ouve o teu coração!”, no âmbito do Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que se assinala a 6 de Maio.

A Campanha “Ouve o teu coração!” tem como objetivo sensibilizar a população, os profissionais de saúde, a classe política e a comunicação social para uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses e que todos os anos mata mais pessoas que alguns tipos de cancro.

“A insuficiência cardíaca é um problema grave de saúde pública porque representa uma elevada mortalidade e morbilidade . A falta de conhecimento sobre a doença leva as pessoas a não valorizar os sintomas, confundindo esses sinais com o processo natural de envelhecimento. O cansaço, falta de ar e dificuldade em desempenhar as tarefas diárias são sintomas que não devem ser ignorados”, explica a Dra. Dulce.

 

Prevê-se que a sua prevalência possa aumentar entre 50% a 70% até 2030, sendo, dessa forma, crucial prestar atenção a esta doença que, na Europa, é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade.

 

Durante a Semana Europeia da Insuficiência Cardíaca, que se realiza de 1 a 8 de Maio, serão promovidas várias iniciativas em Lisboa (Praça do Saldanha), Porto (Largo Amor de Perdição) e Évora (Praça do Giraldo), nomeadamente no

 

DIA 6 DE MAIO:

  • 17h00: Largada de Balões
  • 16h00: Aula de Aeróbica

 

A Campanha “Ouve o teu coração!” conta com a participação de duas figuras públicas, José Peseiro, atual treinador do FC Porto, e o ator João Didelet e com o apoio da Merck, Novartis, Servier e ainda das Câmaras Municipais de cada cidade.