Recebemos Mariana Batalha Torres, a responsável nacional pelo franchise das escolas Helen Doron desde 2013, que veio acompanhada da mentora do projeto, Helen Doron.
O método Helen Doron, líder mundial na educação precoce e desenvolvido pelo Grupo britânico Helen Doron, existe desde 1985 e é actualmente ensinado em mais de 30 países. A celebrar 10 anos de actividade em Portugal, é graças às escolas Helen Doron que perto de 2 milhões de crianças em todo o mundo sabem falar inglês.
Tudo começou com uma aula de violino da filha da linguista e pedagoga Helen Doron. Depois de perceber que através de um método único a sua filha conseguiu desenvolver capacidades incríveis e uma enorme rapidez na aprendizagem, Helen Doron, inspirou-se nos princípios básicos do Método de Suzuki – um método centrado na criação do mesmo ambiente para aprender música que a criança tem para aprender a sua língua materna – e desenvolveu o seu próprio modelo de ensino de inglês para crianças, o método Helen Doron English.
Num momento em que todas as escolas apenas se preocupavam em ensinar a língua através da leitura e da escrita, aquilo que a pedagoga quis demonstrar foi que a capacidade de ler e escrever é diferente da de falar e compreender. Rompendo com os métodos de ensino tradicionais, Helen Doron, fez com que muitas crianças aprendessem a falar inglês antes mesmo de saberem ler e escrever, tal e qual como se se tratasse da sua língua mãe.
Em Israel, onde nasceu este método, a pedagoga foi mais longe e percebeu que até os bebés podiam aprender inglês através de jogos de audição/repetição e de um reforço positivo. Assim, criou os seus próprios materiais de apoio: músicas, rimas e histórias e começou a ensinar as crianças da vizinhança num ambiente acolhedor que em tudo se assemelhava ao normal processo de aprendizagem de uma língua materna.
Tendo por base este sucesso inicial, Helen Doron, continuou a desenvolver e diversificar os seus materiais de apoio, além de começar a ensinar outros professores a leccionar através deste método.
Progressivamente, o sucesso e abertura do primeiro centro Helen Doron, originou uma preocupação em adaptar o método a diferentes idades. É neste contexto que nascem os quatro cursos Helen Doron, que perduram até hoje e que são leccionados tanto nas escolas como por professores