Sabemos que o tabaco é responsável por cerca de 5 milhões de mortes por ano com idades entre os 35 e os 65 anos. As doenças respiratórias os tumores e as doenças cardiovasculares são os motivos principais desta elevada mortalidade, daí a necessidade absoluta de deixar de fumar.
A cessação tabágica não é atualmente nenhum drama, o tabaco provoca dependência, que é tratável, sem sofrimento ou ansiedade.
A consulta de tabagismo é feita por uma equipa multidisciplinar, pneumologista, nutricionista e psicólogo dependendo da necessidade de cada individuo.
Por que devo deixar de fumar?
Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.
Quais são os benefícios de deixar de fumar?
Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.
Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.
A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança económica são fatores adicionais que podem motivar a sua decisão.
Onde posso encontrar ajuda?
Consulte o seu médico de família. Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-lhe apoio psicológico ou encaminhá-lo para as consultas de cessação tabágica, disponíveis em vários pontos do país.
Onde existe a consulta intensiva de cessação tabágica?
Para saber quais os centros de saúde que disponibilizam consultas de cessação tabágica, em Portugal, consulte o site www.dgs.pt.
Conselhos úteis
Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa:
- Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
- Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
- Identifique os seus hábitos tabágicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
- Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.
- Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
- Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
- Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objetos relacionados com o hábito de fumar.
- Pratique atividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
- Com o dinheiro que poupar no tabaco, ofereça-se uma prenda que deseje há muito tempo.
- Se não conseguir à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.