Álcool
O abuso de álcool está ligado a várias doenças: hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, cardiomiopatia alcoólica, cancro da orofaringe, do esófago ou do estômago, úlcera gástrica ou duodenal, cirrose do fígado, coma alcoólico, doenças mentais.
Alimentação
Tenha em atenção os seguintes conselhos:
– Reduza o sal;
– Aumente a ingestão de vegetais;
– Reduza as gorduras, sobretudo as “saturadas”;
– Beba leite;
– Evite consumo de açúcar puro.
Colesterol
Os níveis de colesterol podem subir gradualmente com a idade dependendo de muitos factores, uns genéticos (por exemplo hipercolesterolémia familiar), alguns síndromes metabólicos, outros devido ao nosso estilo de vida: erros alimentares, falta de actividade física, etc. É sobre estes últimos que podemos atuar, procurando corrigir a alimentação, o sedentarismo e o excesso de peso para que o colesterol suba menos (e isso também é verdadeiro mesmo quando há tendência genética).
Doenças Cardio-Cerebro-Vasculares
As doenças cardio-cerebro-vasculares mais frequentes são as relacionadas com a aterosclerose. A mais grave condiciona o progressivo entupimento das artérias com placas de ateroma – lesões ricas em colesterol.
Essas lesões vão progressivamente dificultando a passagem do sangue, ou impedem-na bruscamente, condicionando assim lesões graves nas zonas que deixaram de ser irrigadas por essa artéria.
Hipertensão Arterial
A expressão “tensão arterial” diz respeito à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula. Fala-se em pressão arterial “máxima e mínima” (ou “sistólica e diastólica”) referindo-nos ao valor máximo alcançado com a contracção do coração (sístole) e ao valor mínimo quando o coração a seguir se distende e relaxa (diástole). Os valores normais para a pressão máxima vão, nos adultos, de 10 até 13,9 cm Hg, e para a diastólica de 6 a 8,9 cm Hg. Os valores nas crianças são um pouco mais baixos.
Falamos pois em hipertensão arterial quando os valores da máxima e da mínima forem iguais ou superiores a 14/9. Aproximadamente uma em cada 3 pessoas adultas, em Portugal, tem hipertensão.
Em 2007, o Joint National Commitee (USA) estabeleceu novos limites para a pressão arterial:
Hipertensão: Igual ou superior a 14/9 em Hg (ou 140/90 mm Hg)
Tensão Normal: Igual ou inferior a 12/8 cm Hg (ou 120/80 mm Hg)
Pré-Hipertensão: Faixa que vai dos 12 a 13,9 (120 a 139) para a pressão máxima e/ou 8 a 8,9 (80 a 89) para a mínima.
Tabaco
O tabaco sob a forma de cigarros, charutos, cachimbo ou cigarrilhas, é causa de milhares de mortes prematuras no nosso país, seja por doenças cardiocerebrovasculares seja por cancros do pulmão, laringe, bexiga e vários outros.
Stress
Um fator que tendemos a esquecer mas que pode ser um grande inimigo do coração é o stress.