Como planta preventiva número um temos a Equinácea que é um excelente estimulante do sistema imunológico, ajudando a combater infeções bacterianas e virais incluindo infeções das vias respiratórias. Pode tomar-se em infusão, gotas, cápsulas, em gargarejos em casos de amigdalites…
A equinácea em infusão, gotas ou comprimidos é uma das melhores plantas para fortalecer o sistema imunitário.

Outra planta preventiva muito eficaz é o Anis-estrelado Illicium verum oriundo dos bosques tropicais da China e Vietmane, muito semelhante ao funcho  tem uma ação espasmolítica, antiviral e anti-bacteriana, combatendo a tosse, sinusite, bronquite, febre.

Há ainda uma mistura de três plantas muitíssimo eficaz, Flor-de-sabugueiro, Hortelã-pimenta Milefólio.

12494612_10205516835470051_1157899060_o

Sabugueiro e a Menta são  excelentes no tratamento de enxaquecas associadas à gripe: a menta desbloqueia as vias respitatórias e o sabugueiro combate o catarro, as alergias, protegem mucosas do nariz e da garganta, aumentando resistência às infeções, muito útil para tratar a sinusite e baixar a febre. O Milefólio combinado com estas duas potencia a sua eficácia para baixar a febre devido a um dos seus composto.

O Tomilho é excelente para combater a tosse, é anti-viral e antibacteriano, muito útil no combate à tosse, gripes, constipações, o seu composto timol entra no fabrico de muitos xaropes da tosse.

A Tanchagem cujo nome científico é Plantago tem imensas propriedades medicinais  e encontramos sempre nos passeios que a Fernanda organiza em Sintra: é antibiótico, anti-inflamatório, expectorante, fortificante dos vasos capilares, calmante, laxativo, diurético e adstringente. As folhas esmagadas podem ser aplicadas diretamente sobre a pele para aliviar picadas de insetos e estancar hemorragias. Internamente pode ser utilizada em forma de infusão para combater bronquite, catarro e outros problemas de pulmões e vias respiratórias tendo um forte efeito expectorante devido ao alto teor em mucilagem. O ácido silício ajuda a fortalecer os pulmões.

Como está mais frio e não nos alimentamos tão bem nesta quadra, o sistema imunitário tende a ficar um pouco debilitado e com maior dificuldade em combater vírus. Por isso, é  comum nesta época muita gente ficar engripada, com tosse. Para isso devemos tomar infusões de tomilho ou salva, que, para além de serem plantas aromáticas de sabor agradável e muito usadas na culinária, podem e devem também ser tomadas como infusões digestivas e preventivas de gripes e constipações.

O Gengibre é altamente anti-inflamatório. Tal como a canela… Ajuda a combater inflamações nas paredes internas do estômago protegendo contra ulceras e facilitando a digestão. São muito ricas em sais minerais.

12482901_10205516738147618_1378384340_o

 

Reequilibre o organismo depois das festas:

– o Limão, tomado em jejum com água morna, é um purificante que restabelece o equilibrio pós natalício

– A Equinácea, como já foi referido, é uma das melhores plantas para fortalecer o sistema imunitário.

 

 

Saiba mais aqui