No Dia Internacional da Pessoa Idosa esclarecemos algumas questões sobre o envelhecimento da população. Convidámos uma especialista em gerontologia, Stella Bettencourt da Câmara.
Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
Em 2015, o 25º. Dia Internacional das Pessoas Idosas celebrado pela ONU tem o tema: “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”.
Conhecemos um projeto muito especial que se dedica a “curar” o lado emocional dos pacientes, os Palhaços D’Opital. Jorge e Isabel Rosado são os doutores palhaços que levam alegria e afetos a idosos hospitalizados. Quem resolveu associar-se a esta nobre causa e apadrinhar o projeto foi Ruy de Carvalho, que esteve também presente em estúdio.
Recebemos outra associação que desempenha um papel fundamental no cuidado de idosos, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
No âmbito da comemoração dos seus 20 anos, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos lança a 1ª Linha de Apoio gratuita em Portugal. A Linha está ativa durante o mês de Outubro, entre as 20h00 e as 22h00.
Linha de Apoio ACP – 800 209 531
Alice Costa é um dos muitos exemplos de cuidadores. Cuidou até ao último momento da sua comadre, Cristina que viveu mais de 20 anos em sua casa.
Nos últimos anos de vida Cristina começou a ser acompanhada pelo IPO de Lisboa, tinha uma doença oncológica da qual precisava de constante apoio.