No primeiro programa de outono, o Agora Nós recebeu Eduardo Reis Torgal, coaching na área de Coaching para Executivos, que veio falar das mudanças comportamentais e as estações do ano.

As estações do ano influenciam todos os sistemas da natureza e como não poderia ser de outra forma influenciam também o ser humano. Estudos que se têm efetuado suportam a ideia que a menor exposição de luz solar e maior períodos de noite que de dia influenciam diretamente o nosso humor. Um dos princípios está relacionado com o excesso de produção de melatonina (neuro transmissor responsável pelo sono) e consequentemente quando produzida em excesso gera maior fadiga e sensação de cansaço físico. Esse cansaço físico gera posturas corporais menos eficazes que por consequência acabam por condicionar os nossos pensamentos e emoções. Uma das soluções passa por isso por ter cuidado com a forma como usamos o nosso corpo. Quanto mais o corpo alimentar o cansaço e fadiga mais condicionaremos os nossos estados depressivos. Uma vez que esta tendência de comportamento está associada a um determinado momento do ano, habitualmente ficamos mais céticos e depressivos no outono e no inverno. Importante referir que os nossos pensamentos estão na base das nossas emoções. Pensamento positivo gera emoção positiva, pensamento negativo gera emoções negativas.

DSC03716final

Em relação ao trabalho como Coach nesta altura do ano…

O Coaching pessoal aumenta significativamente a partir do final de Setembro até meados de Março. A alteração de rotinas e atividades não planeadas leva muita gente a entrar numa espiral de pensamentos e emoções negativas e por consequência a ter menos acesso ao que chamamos em Coaching de “recursos” e consequentemente a recorrência ao Coaching Pessoal (nomeadamente de relacionamentos) acaba por ser uma alternativa bastante natural.