“Para além do Dr. João Ramos estar sempre presente e pronto a ajudar, trata o meu filho com um amor inexplicável. Pega no Rafa, fala e brinca com ele, trata-o como uma criança dita normal e acho que, também é isso, que faz do doutor uma pessoa tão especial”.
Cristina Jacinto, natural de Lisboa, acabou por ir viver para França aos 6 meses, onde completou o 12º ano e tirou um curso de contabilidade numa escola profissional. Acabou por regressar a Portugal para se casar, aos 20 anos.
“Sempre tive a convicção de que ia ter o meu filho. Deus estava a pôr-me à prova e pouco a pouco fui conseguindo”. Depois de 16 anos a tentar engravidar, no dia 14 de agosto, o Rafa nasce! “Tive de me beliscar para acreditar que o meu filho estava ali”.
Aos 4 meses surgiram os problemas com o Rafa… não conseguia segurar a cabeça. Aos 9 meses não gatinhava, nem rebolava, “não fazia as coisas normais de um bebé daquela idade”, conta Cristina.
Cristina inscreveu-o na hidroterapia, o que resultou numa febre que teimava em não desaparecer. Aos 14 meses acabou por ser internado, durante uma semana. “Durante este período, os médicos diziam-me todos os dias que o Rafa não passava dessas mesmas 24 horas. Mas ele é e sempre foi um guerreiro e venceu mais uma batalha!”.
Como o Rafa tem um problema respiratório, num dia pode estar muito bem e noutro muito mal… Devido ao seu historial médico, começaram a suspeitar que o Rafa sofria de uma doença metabólica.
O Dr. que tratava do Rafa acabou por se reformar… “Eu e o meu marido estávamos com problemas no carro e fomos com o Rafa a um stand de automóveis. Quando chegámos estava uma cliente a falar com o empregado sobre um pediatra. Foi aí que ouvi falar pela primeira vez do Dr. João Ramos e pedi o número. Liguei-lhe e marquei logo uma consulta. O Dr. não ia trabalhar nesse dia e foi à clínica de propósito para ver o Rafa”.
“O meu filho é muito transparente. Quando gosta de uma pessoa gosta mesmo, mas quando não gosta, nota-se à distância! Não consegue disfarçar. E um dos meus medos com esta mudança de médicos era mesmo esse, que ele não gostasse do Dr. João”.
Mas desde o primeiro momento que Cristina percebeu que o seu medo não tinha qualquer fundamento. “Mal viu o doutor pela primeira vez, o Rafa esboçou um sorriso enorme, acho que se deu logo um ‘clique’ entre os dois. Nessa altura, senti que ganhei um médico, mas também um grande amigo para o meu filho”.
“Agora basta dizer que vamos ao Dr. João que o Rafa dá pulos de alegria! Quando chega ao consultório olha para todas as salas à procura dele. Por vezes, a porta está entreaberta e o Rafa fica a olhar para o doutor e a sorrir. Mal entra no seu gabinete, atira-se para o colo dele, o que não é nada habitual. Houve um episódio muito engraçado que se passou entre os dois. O Rafa não consegue andar, mas aguenta-se em pé se estivermos a agarrar nas suas mãos. Estávamos no consultório do doutor, à espera da nossa vez, e o meu filho começa a tentar levantar-se e lá fui eu ajudá-lo. Com a minha ajuda, conseguiu percorrer todo o corredor para ir até ao seu gabinete e quando lá chegou, este já não estava. E nessa altura, o elevador abriu-se e o João ficou vidrado à espera que o doutor saísse. E saiu mesmo. O ar de felicidade do meu filho foi inexplicável, não consigo definir, foi lindo. Só vendo!”
“Um dos momentos mais engraçados e recentes que passei com o Rafa foi no começo do Agora Nós. Enquanto estava a tratar do almoço do meu filho, este estava na sala a ver o programa e pedi-lhe para que quando o doutor aparecesse, que me chamasse. De repente, o Rafa deu um grito de felicidade e chamou-me porque o doutor estava a aparecer, depois ficou muito sossegado a ouvi-lo falar. Quando o Dr. João está a falar, o Rafa nem pia! Foi um momento muito giro, até porque o meu filho só diz meia dúzia de palavras e, nesse momento, estava a dizer ‘ão’ ‘ão’ de João, consecutivamente”.
Na primeira consulta, Cristina falou ao Dr. acerca das dores de dentes que o filho tinha e passados dois dias estava a receber um telefonema para marcar uma consulta para o Rafa ser operado. Esta é uma das muitas provas de que o Dr. João Ramos dá, do presente e bom médico que é.
“Para além de estar sempre presente e pronto a ajudar trata o meu filho com um amor inexplicável. Pega no Rafa, fala e brinca com ele, trata-o como uma criança dita normal e acho que também é isso que faz do doutor, uma pessoa tão especial. E esse amor todo que demonstra ter pelo meu filho conforta-me e deixa-me muito feliz enquanto mãe… O Rafa é a minha vida, é o ar que respiro!”, desabafa Cristina.
Sobre a situação do Rafa, a mãe conta-nos que ele foi submetido a uma ressonância magnética, onde lhe foi diagnosticado uma atetose (lesões bilaterais – Paralisia Cerebral).
“Até agora, não me deram um diagnóstico concreto e apesar de vários exames, pesquisas, apenas suspeitam o que seja.”
Apesar de tudo, a criança está a crescer e a apresentar verdadeiros progressos, contra todas as expectativas. Muito graças às terapias que realiza na clinica ‘Terapia For Kids’, com fisioterapeuta, terapia da fala e terapia ocupacional. As terapeutas estarão em estúdio como forma de agradecimento de Cristina ao trabalho que têm desempenhado e por sobretudo “continuarem a acreditar”.
Porém, Rafa precisa de ajuda pois continua sem conseguir ter equilíbrio, sentar-se sem ajuda, andar, falar, segurar objetos, entre outras pequenas coisas que tanto significam.
Continua a angariar fundos para ser operado, mas neste momento a mãe gostava de fazer um apelo para a compra de um computador para facilitar a comunicação do Rafa agora que vai mudar de escola e também a compra de uma bicicleta adaptada, no valor de 1500€.
Muitos têm sido os eventos onde a família tem conseguido juntar dinheiro mas o caminho ainda tem de continuar.
Como pode ajudar:
– Contribuição Monetária
Para conseguir andar, correr e brincar precisa de se submeter a duas cirurgias com o Dr. Abel Nascimento, em Coimbra. As cirurgias são muito dispendiosas e, apesar do esforço não te suporte financeiro para as operações.
A operação aos tendões dos iscotibiais tem um custo de 7400,00 €.
Poderão fazer pequenas doações para o NIB:
0035 0679 0001 3930 300 27
Nome da Conta: Rafael Alexandre Moreira Jacinto
Banco: Caixa Geral de Depósitos
– Angariação de Tampinhas
A angariação de Tampinhas é uma parceria que estamos a criar com a instituição ABMAV em S. Domingos de Rana.
Mediante a entrega das Tampinhas, conseguiremos Botas Ortopédicas e apropriadas às minhas necessidades, terapia da fala para que eu possa falar com todos vocês num futuro próximo (atualmente, já consigo dizer algumas palavrinhas) e fisioterapia para conseguir movimentar-me melhor.