1 – Queimaduras solares frequentes durante a vida aumentam o risco de cancro de pele?

Verdade. O sol em excesso causa alterações no DNA das células, aumentando o risco de desenvolver cancro de pele.

 

2 – Mesmo não estando na praia, devo usar protetor solar?

Verdade. Ele deve ser usado diariamente. O sol acelera o envelhecimento, pois causa uma desestruturação no colagénio da pele, substância responsável por manter a pele jovem.

 

3 – Pele bronzeada é sinónimo de pele saudável?

Mito. Ao contrário do que muitos pensam, a pele bronzeada está, na verdade, a criar uma defesa. Com o sol em excesso, as células começam a produzir mais melanina com o objetivo de proteger a pele.

 

4- Pessoas negras não precisam usar protetor solar?

Mito. Apesar de a pele negra ser mais resistente – por ter uma quantidade maior de melanina – ninguém está livre do cancro de pele. Por isso o protetor deve ser usado sempre, e o fator mínimo de proteção é o 15.

 

5- Protetores físicos como bonés e guarda-sol substituem o protetor?

Mito. Eles devem sim ser usados, mas como um complemento ao protetor solar. É ideal que o guarda-sol seja grosso para bloquear bem a passagem do sol.

 

6- Basta passar uma vez o protetor solar para ficar protegido?

Mito. A ideia de que basta aplicar protetor solar apenas uma vez está totalmente errada. Sempre que transpira em excesso ou vai ao mar deve reforçar a dose de protetor solar, mesmo que o seu produto seja resistente à água. Depois de ter estado em contacto com a água a resistência de qualquer protetor solar é de apenas 20 minutos. Mesmo que não vá à água é importante que coloque o produto pelo menos de duas em duas horas, mesmo que já esteja bronzeado.

 

7- É verdade que no início da época balnear deve-se usar um fator solar mais alto?

Verdade. Nos primeiros dias de praia e de exposição solar convém utilizar um protetor com um índice de proteção mais elevado. E esta recomendação é válida para todos os tipos de pele. Quanto mais clara for a pele maior deve ser o fator utilizado.

 

8 – O protetor solar impede o bronzeamento?

Mito. É possível se bronzear com protetor solar. Ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, que liberam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

 

9- Em dia de céu encoberto não é preciso usar protetor solar?

Mito. É o dia em que você deve ter mais cuidado, principalmente no verão quando a incidência solar é mais forte. O que nos dá a sensação de calor são os raios infravermelhos do sol, que em dias de muitas nuvens no céu não chegam ao solo. No entanto, os raios ultravioleta conseguem atravessar as nuvens e queimar nossa pele sem nos dar a sensação no momento de ardor.

 

10- Para garantir um bronzeado bonito, é bom esfoliar a pele uma semana antes de se expor ao sol.

Verdade. A pele deve estar em tom uniforme para adquirir uma cor bonita sem manchas, para isso faça uma esfoliação corporal uma semana antes de se expor ao sol e capriche no hidratante diariamente. Para que a pele não descame, a hidratação é fundamental. Então no verão, tente aplicar o hidratante duas vezes ao dia.