Natália Formiga escreveu para o programa “Agora Nós” com o objetivo de dar visibilidade a uma história que a toca profundamente. A história de um casal muito amigo que sofreu uma reviravolta dramática na vida: “A casa desmoronou, de um dia para o outro, tinham uma vida maravilhosa e estão a perder tudo”.
António Andrade, 53 anos, e Lurdes Andrade, 52, são um casal que reside em Portalegre. Ele trabalhou como vendedor de automóveis e ela tem um negócio de venda de comida para fora (take-away). Têm duas filhas, a Ana, de 25 anos, e a Inês, de 18 anos de idade. A mais velha está emigrada em Inglaterra a exercer enfermagem. A mais nova estuda e vive com os pais.
Até há 5 anos atrás a vida da família Andrade corria de feição. Uma vida financeiramente desafogada e no plano da saúde também sem preocupações. Mas um acontecimento dramático iria abalar a estrutura, a felicidade e o conforto desta família.
Um aneurisma atingiu António e deitou tudo por terra. Deram-lhe uma incapacidade de 95%. António chegou a estar internado uns meses numa unidade hospitalar. Mas os médicos vaticinaram que o problema dele não tem resolução, nem melhoras, e teve de voltar para casa. Além disso, António estava a ficar emocionalmente em baixo por estar longe da família.
Apesar de passar muitas partes do dia sozinho, o nosso convidado não quer ouvir falar de ser internado num lar, está fora de questão. António é um homem novo e quer estar junto da mulher e da filha.