A pele, para além de ser o maior órgão do nosso corpo, é a nossa primeira linha de defesa contra danos causados por ataques externos como infeções, vírus, bactérias, poluentes químicos do ar, da água, dos detergentes, diferenças de temperatura. Ela segrega substâncias antisséticas que são uma defesa natural contra estes invasores.

Por isso, é importante prestar atenção à pele dos bebés e crianças não usando excesso de sabonetes, champôs, cremes, desodorizantes, perfumes etc. Produtos estes, que mesmo sendo de boa qualidade, impedem a pele do bebé de fabricar a sua própria gordura. As reações a todos estes agentes externos variam muito de criança para criança, pois todos eles têm tipos de pele diferentes.

Gripes e febres
A pele é também um órgão de excreção por excelência e por isso mesmo as plantas têm aqui um grande papel ao estimularem a sudação ajudando toxinas a serem libertadas em casos de gripes, febres, etc. São as chamadas plantas diaforéticas: Camomila, tília, milefólio ou sabugueiro podem ser usadas na água do banho.

Eczemas e crosta láctea
No caso dos eczemas as plantas poderão também ser de grande utilidade tanto em uso interno como externo com malvas, calêndula, aveia, camomila e alfazema.
Outros problemas comuns e que afligem muitas mamãs é a crosta láctea que é comum aparecer na cabeça dos bebés e que tende sempre a desaparecer naturalmente e é mais comum em bebés de pele oleosa. Nestes casos é mesmo de evitar as lavagens frequentes com champô e usar infusões de calêndula ou malvas ou amores-perfeitos. Pode também usar óleo de coco ou azeite para amolecer a crosta e nunca a arrancar, deixar que ela amoleça e caia por si.

Eritema das fraldas
Muito comum também é o eritema das fraldas que se podem e tratam lavando com infusão de malvas, calêndula, camomila, morugem, alfazema, deixando o rabinho ao léu nas mudanças de fraldas, secar muito bem e evitar o uso de pó-de-talco, usando em vez disso maizena que não tem tanta tendência a empastar, pasta esta que será depois um meio fácil para o desenvolvimento de bactérias. Aplicar óleo de côco pelas suas propriedades antifungicas e anti bacterianas ou pomadas das plantas referidas.

Reações alérgicas aos primeiros alimentos e vacinas
Quando se começam a introduzir os primeiros alimentos sólidos ou quando se dão algumas vacinas, os bebés fazem muitas vezes reações alérgicas que mais uma vez se manifestam através da pele com erupções cutâneas de vários tipos. Para aliviar esta borbulhagem coloque na água do banho flocos de aveia, camomila, pétalas de rosa, tília, alfazema ou calêndula. Estas plantas podem ser colocadas dentro de uma meia ou de um tecido de algodão atado com uma fita.