Como nasceu o Pirilampo Mágico?
Na noite de 2 para 3 de setembro de 1986 estava no ar uma entrevista para o Programa “Arte de Bem Madrugar” na RDP-Antena1 onde foram abordados alguns dos problemas financeiros com que se defrontava na altura a CERCILISBOA, bem como alguns dos projetos em que esta se encontrava envolvida. Sensibilizados por esta situação, foram imediatamente encetados contactos entre a FENACERCI e o Diretor de Programas da RDP-Antena1, José Manuel Nunes propôs a esta Federação a realização de uma campanha de solidariedade com caráter de abrangência nacional em favor de todas as CERCI`s.
Nascia assim a Campanha Pirilampo Mágico, aberta oficialmente a 11 de março de 1987, tornando-se desde então uma das mais participadas campanhas de solidariedade existentes no nosso país.

A importância do Pirilampo Mágico
O Pirilampo é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal. A causa social a que está associado – o apoio a crianças e jovens com deficiência intelectual e/ou multideficiência – confere a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, por via da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções que vêm sendo desenvolvidas junto deste tipo de população.
A colaboração dos órgãos de comunicação social, de figuras públicas ligadas às áreas das artes e letras, das empresas e, ainda, a indispensável adesão voluntária de milhares de pessoas sem as quais o objetivo e o sucesso desta campanha ficaria comprometido. São estas razões mais do que suficientes para deixarmos bem claro, o quanto agradecemos a colaboração e adesão de todos a esta iniciativa, que serve um propósito tão digno e importante para a prossecução do muito que já conseguimos e conquistámos no campo dos direitos inalienáveis das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

 

QUERO COMPRAR O PIRILAMPO MÁGICO 2015

 

Veja ainda:
– Campanha Pirilampo Mágico arranca sábado em todo o país
– Facebook Pirilampo Mágico