É uma planta de grande valor, muito rica em vitaminas e minerais, tais como rutina, quercitina, ferro, cálcio, cobre, magnésio, ácido silício, potássio, zinco, vitaminas A, B2 e B5, C e E. É constituída também por ácido málico e fórmico, serotonina, flavonóides, clorofila, glicósidos, taninos e histamina (responsável pelas picadas dolorosas).
O zinco faz dela uma planta importante para fortalecer os tecidos das vias urinárias, da bexiga e da próstata. É indispensável no tratamento contra a queda de cabelo e unhas quebradiças.

É um dos remédios mais eficazes no combate às anemias, aumenta a quantidade de células vermelhas no sangue.

11210103_10206491688109384_241441865_n

Devido ao potássio e flavonoides, tem ação diurética, aumentando a produção de urina e a eliminação de ácido úrico, o que explica a sua utilização também no tratamento de artrite e gota. Está comprovado que o consumo de urtigas em forma de sumo, infusão ou vários tipos de cozinhados, causa bem-estar geral devido ao facto de um dos seus compostos ser a serotonina.

As suas propriedades hemostáticas, adstringentes, fazem dela um excelente remédio para estancar hemorragias internas e externas, hemorragias nasais e menstruações abundantes.

A urtiga é considerada uma grande aliada das mulheres: duas chávenas de chá por dia nutrem e equilibram o sistema hormonal e reprodutor, enriquecem a qualidade do sangue e aumentam a capacidade de as células metabolizarem nutrientes, além de ajudar também no alívio de dores menstruais. Muitas parteiras recomendavam o uso regular de chá de urtigas a partir do sexto mês de gravidez, pois aumenta e enriquece consideravelmente a qualidade do leite materno, ajudando também a estancar as hemorragias pós-parto.

Alivia e cicatriza úlceras de estômago e intestinos, tonifica o fígado e todo o aparelho digestivo, sendo útil também para tratar hemorroidas. As suas raízes são usadas em medicamentos para tratar problemas de hipertrofia benigna da próstata.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é também útil para tratar problemas crónicos da pele como urticária ou acne.

11257624_10206491688029382_780002572_n

Cosmética
Usada principalmente como tónico capilar, contra a caspa e queda de cabelo. Este tónico obtém-se fazendo simplesmente uma forte infusão das folhas, que depois de coada é utilizada para massajar o couro cabeludo. Um outro tónico consiste em macerar as folhas num frasco com vinagre, tapado, e ir utilizando diluído na água de enxaguar o cabelo – em pouco tempo o seu cabelo ficará forte e brilhante.

Horta e jardim
O chorume ou calda de urtiga é muito utilizado no tratamento das outras plantas, ajudando-as a combater pestes, fortalecendo-as e protegendo-as contra a invasão de parasitas e fungos.