A reconhecida Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, que este ano decorre entre os dias 1 e 3 de maio, completa em 2015 vinte anos dedicados à promoção do que de melhor se faz no concelho – o Vinho Verde Alvarinho, o presunto, o salpicão, as chouriças de carne e de sangue, a broa e o mel, mas também da gastronomia e das muitas potencialidades turísticas do concelho.

O recinto da Festa, que nesta edição apresentará uma nova disposição, conta com um total de 74 expositores, distribuídos por uma área coberta com cerca de 5.000 m2, 31 dos quais de Alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 18 de fumeiro e produtos locais, 17 de artesanato, instituições e associações, e ainda com 8 tasquinhas.

Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e nocturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva.

Bruxelas classifica a chouriça e o presunto de Melgaço como produtos protegidos. Ambos os produtos são produzidos a partir da carne de porco da raça Bísara. A Comissão Europeia vai acrescentar a chouriça de carne e o presunto de Melgaço à lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

A chouriça de carne de Melgaço é produzida a partir de carne de porco de raça bísara e é um enchido tradicional curado pelo fumo, de forma cilíndrica, em forma de ferradura, de cor castanha clara, com diâmetro entre os 2 e os 3 centímetros de comprimento e que pode variar entre os 30 e 35 cm.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, a FAFM tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal, tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo. Todos os produtores de alvarinho e de fumeiro do concelho marcam presença na Feira. Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.

 

Programa:
O programa apresentado para os três dias da festa é longo e variado. Para além dos concursos dos produtos locais, a organização também tem o cuidado de programar também actividades de animação variadas para oferecer aos visitantes uma vivência única: programas de descoberta do território com as descidas do Rio Minho em rafting, os passeios em charrete e bipedala pelo centro histórico percorrendo alguns aderentes da Rota do Alvarinho, caminhadas pela Rota das pesqueiras e do Alvarinho junto às margens do Rio Minho, Experiência de parapente sobre as encostas da montanha, visitas às Termas com provas das águas medicinai e à Rota do Vinho Alvrainho, ocupam o tempo a centenas de visitantes nesse fim-de-semana em Melgaço e que os remetem para o conhecimento deste incomparável concelho.