Joana Saahirah é uma bailarina portuguesa, internacionalmente conhecida no âmbito das Danças Egípcias. Depois de 8 anos de vida e carreira no Egipto e a viajar pelo mundo – ensinando, atuando e dando conferências no âmbito das Danças Egípcias – está de passagem por Portugal.
Atriz, bailarina, coreógrafa, professora e autora, Joana abriu portas à Dança Oriental em Portugal e pouco depois partiu para o Egipto onde construiu uma carreira de sucesso assinalável.
A nossa convidada apresentou o seu próprio espetáculo (com a sua respetiva orquestra) no Egipto durante 8 anos, “dançando contra as marés do preconceito e lutando pela dignificação da sua arte e das bailarinas que a representam”, segundo vem escrito na sua biografia.
Estudou com algumas das lendas da Dança Egípcia (Souhair Zaki, Nagwa Fouad, entre outras) e foi escolhida por Mahmoud Reda – fundador da mítica “Reda Troupe” e aclamado Pai do Folclore Egípcio – como sua assistente de ensino e coreografia. Foi com Mahmoud Reda que Joana viajou, pela primeira vez, para fora do Egipto com o intuito de atuar e ensinar os tesouros desta dança mágica.
Nos últimos 3 anos tem viajado pelo mundo inteiro como Artista e Professora convidada dos mais prestigiados Festivais de Dança Oriental e Folclore Egípcio (Egipto, Líbano, Omã, Israel, França, Eslovénia, Rússia, Ucrânia, Espanha, Argentina, Colômbia, Itália, Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos da América, Grécia, República Checa, Chipre, Sibéria, Alemanha, etc).
Joana Saahirah criou blogues (Diários do Egipto) onde conta as aventuras de uma bailarina no Egipto, escreveu e fotografou sobre temas do Mundo Árabe para muitas revistas.
“O meu desejo, missão, destino e sonho é partilhar com o mundo inteiro o conhecimento, a visão e a magia que resgatei no Egipto. E mudar a perceção limitada e negativa que continua presa à antiga Dança Oriental”.
Durante este ano, Joana vai dar o curso “Os Segredos da Dança Egípcia”, em Lisboa.