Depois dos brushings à “Anjos de Charlie” foi a vez dos penteados dos anos 80, todos eles mais extravagantes que os outros! Os cabelos ripados. Na década de 80, os cabelos são ripados ao extremo para um volume bem exagerado. Resultado: os cabelos ganham um ar musgoso e têm um aspeto frisado com chapa. E as roupas brilhantes e coloridas faziam o resto. Surgiram as novas redes de televisão e as celebridades ditaram os estilos que se propagaram mundo fora.
Madonna, Boy George ou Sindy Lauper são exemplo disso.
“A década de 80 numa palavra é (demais) too much. Era tudo muito… o exagero dos cabelos, da maquilhagem, dos estilos misturados. Se por um lado havia a moda desportiva do ‘Let’s get physical’, por outro havia punk dos anos 70, o rock and roll do final dos 50 e década de 60. O estilo navy, com os botões dourados… O rockabilly… Por isso, como vê, valia tudo”.
Mas se por lado havia ‘restos’ de outras décadas ‘ainda que reinventados”, por outro houve introduções muito próprias, que estarão para sempre ligadas à década de 80.
“As ombreiras, as cores fortes, as calças de cintura subida com pinças, os fatos masculinos são pela primeira vez usados por mulheres… o blazer que ficou até hoje é uma peça chave dos 80”.
A nível cromático “VALIA TUDO”.
“Se por um lado, ainda havia muitos tons pastel, que restavam dos anos 60, os amarelos clarinhos, os azuis bebé, por outro, é a primeira vez que se veem os tons néon. Vai desde os pastéis ao psicadélico”.
É uma década que fica marcada por muitas correntes… talvez próprias da liberdade, depois de em 74 ter acontecido a revolução.
Nos padrões também tudo era possível.
“Padrões florais, bolas, quadrados, gráficos… Muito color bloking, muito branco, muito preto.”
Alexandra destaca ainda o uso das leggins, das calças de ganga rasgadas e das jardineiras.
Nos anos 80 tudo foi permitido…
Será que estamos a recuperar hábitos dessa geração?
“É muito a mesma onda, as tendências da moda atual são para recuperar a imagem, hoje falamos muito do estilo pop-art, é o estilo que fará furor este ano de 2015.”
A tendência Pop Art é cheia de ousadia e alegria! Ótima opção para criar um visual descontraído, tanto para o dia, quanto para a noite, a trend deixa usar e abusar das várias cores e estampas marcantes da moda.