Do berço para o quarto
Não existe uma resposta certa para esta pergunta, primeiro porque se trata sempre de uma decisão familiar que depende de fatores individuais e de tradições culturais, que temos sempre a ter em conta e respeito.

No entanto, existem sempre os conselhos (ao nível da prevenção) que os pais devem ter em conta. É importante dos filhos dormirem na cama dos pais nos primeiros meses (os primeiros 4 meses), pois o bebé atravessa um período um pouco mais difícil, em que as defesas imunitárias que acumulou na gravidez atingem um ponto mais baixo. Logo, é extremamente importante dormir bem juntinho à mãe. Quanto mais cuidarmos dos primeiros meses de vida, mais saudável será o seu desenvolvimento posterior.
Ao dormir com a mãe, o bebé vai alimentar-se desta cumplicidade para se tornar mais autónomo. “Se depois dessa cumplicidade, proporcionarmos uma transição da cama dos pais para o berço do bebé (no quarto dos pais) e – entre os 8 e os 12 meses levarmos o bebé para o seu próprio quarto, a autonomia não irá ser um obstáculo, mas sim uma mais valia.”

Como deve ser a transição?
É importante estabelecer rotinas, para que a criança se sinta segura.
Se as rotinas são o que faz o bebé adormecer melhor, “basta baralhar um bocadinho a ordem dos dias para também a hora de dormir se baralhar.”
Qualquer mudança, por pequena que seja, vai deixar o bebé em alerta.

O sono das crianças é uma preocupação já de muitos anos. Prova disso, são as várias personagens que foram sendo criadas ao longo dos séculos ligadas ao sono das crianças: Anjo da Guarda, João Pestana, Papão.
O truque para levar o assunto “sono” com mais naturalidade e leveza é, arriscar mais como pais e não ter medo de errar.

“Quanto mais inseguros estão os pais, mais os bebés ficam também inseguros e menos vontade têm de dormir. E é por isso que naquele dia em que estamos tão desesperados para que o bebé adormeça rapidamente, porque queremos descansar ou porque temos ainda mil coisas para fazer, ele teima em manter-se acordado”.

Como é que os pais devem reagir se a criança lhes pedir para dormir com eles?
Deve agir-se sempre com tranquilidade, e adaptado à situação. “Saber se existe algum medo/ansiedade específica e falar-lhe de acordo com a idade e maturidade da criança. É muito importante colocar-se no lugar do filho”.

Porque é importante os filhos dormirem no quarto deles a partir de uma certa idade?
“Quanto mais cedo forem autónomos, mais cedo e mais preparados estão para lidar com os medos, inseguranças e prevenir as ansiedades futuras.”
É também importante para a própria individualidade e conhecimento própri, estar sozinho, conhecer-se e saber de forma autónoma lidar com os medos e preocupações. Quanto mais tempo nós prolongarmos esta situação mais difícil poderá ser a transição.