Silvana Santos emigrou para França com 19 anos. Desempregada e com o namorado com um trabalho precário ligou a uma prima para lhe arranjar trabalho.
“Decidi emigrar em França porque cá não tinha trabalho. Liguei à minha prima em França para ver o que ela podia fazer. Arranjou-me trabalho para empregada de limpeza e ao meu companheiro na produção de uma empresa de ervas aromáticas. Fui com o meu namorado sem nunca termos vivido juntos. Foi lá que começamos a viver. Foi muito difícil esta mudança de vida.”
Apesar de considerar um trabalho digno, fazer limpezas estava longe de realizar Silvana. Quando há três anos engravidou da filha começou por fazer pequenas peças de decoração para o quarto, depois passou para os acessórios que os amigos adoraram e começaram a comprar. Começou a ganhar um extra mas não o suficiente para deixar o seu trabalho até que no ano passado associou-se a uma marca de roupa portuguesa e criou uma página de facebook. “A partir daí tudo mudou, contudo só deixei de trabalhar nas limpezas em dezembro.”