No programa de estreia, a primeira prova serviu de apresentação de cada núcleo: o jantar de família. Cada grupo apresentou um conjunto de seis pratos de família, dando a conhecer um pouco melhor as suas raízes e histórias.  

Uma família surpreende os jurados e assusta as famílias adversárias com a sua capacidade de cozinhar muito em pouco tempo. Esta vitória permite-lhes escolher uma das vantagens disponíveis para o desafio que se segue. Sem qualquer dúvida escolhem a vantagem surpresa. 

 

No segundo desafio, as famílias encaram a prova “Receita por Fases”, em que têm de reproduzir o prato de um dos jurados mas por fases: cozinham dois elementos de cada vez e quem não está a cozinhar não tem acesso visual ao que os familiares estão a fazer no seu turno. É uma prova de nervos, que ganha uma dimensão ainda mais assustadora quando se percebe o exigente – e delicioso – bolo da jurada Filipa Gomes, a receita que terão de reproduzir. Daniela, da família Silva, destaca-se na pastelaria, mas os Camilo de Setúbal ficam completamente perdidos e assumem que só conseguem cozinhar bem quando estão os quatro juntos! No final, é esta a família que abandona a competição. 

 

Os Camilo – a primeira família a sair  

A família de Camilo vem de Setúbal e é composta por quatro irmãos muito unidos: a Andreia, a Vânia, o Marco e o Sandro. Apesar de cada um viver em sua casa, e de todos terem já vidas adultas e independentes, continuam a juntar-se regularmente, quase sempre em volta da mesa! 

Primam por usar produtos frescos em tudo o que cozinham. Na praça de Setúbal toda a gente os conhece.