Miguel Leitão, mais conhecido por Mikas, tem 28 anos e dedicou metade da sua vida a ajudar os mais pequenos. Desde os 14 anos que Miguel faz voluntariado e se liga a diversas causas sociais desde a Make-a-Wish Portugal à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Em prol do seu trabalho voluntário, Miguel criou, em 2010, a personagem Mikas, na altura conhecida por Palhaço Mikas, nome que Miguel resolveu alterar (bem como a caracterização), para que a experiência das crianças fosse o mais positiva possível.
Miguel é jornalista e trabalhou durante algum tempo como repórter, tendo sido apontado pelo público como um jovem com uma carreira promissora pela frente. Apesar disso, o artista decidiu abdicar desta parte do seu percurso profissional para que o seu projeto social pudesse ganhar asas e crescer.
Miguel ressalva que, por mais difíceis que possam ser, todas estas experiências são boas. Sublinha ainda que o Mikas não marca presença só nestes momentos, nem se limita a ajudar as crianças nestas situações e a prova disso é o seu mais recente trabalho, que tem data de lançamento marcada para 2019: o primeiro álbum do Mikas. “O Mundo é Teu” reúne 9 temas e cada música é uma mensagem para as crianças, sendo que todas têm o objetivo de fazê-las dançar e voar.
Neste CD/DVD, Mikas conta também com a participação de convidados especiais. Com composição, arranjos, direção musical e orquestração de Artur Guimarães, gravação, mistura e masterização de Rodolfo Cardoso, letras de Mafalda Santos, coros de Helena Neto e Artur Guimarães, vozes infantis do grupo Teatro La Meason com participação especial de João Sá Coelho e tema extra escrito pela artista “Xana Toc Toc”.
As canções são em português para aproximar ainda mais o público a este trabalho, vivendo em pleno a magia de cada música, bem como procurando, através do entretenimento, unir a sociedade em torno desta causa e fornecer ferramentas que tornem as crianças mais saudáveis e divertidas.
Realizar sonhos é o que faz Miguel sentir-se realizado, e o artista afirma ter várias ideias na gaveta para fazer isso acontecer e surpreender os mais pequenos, dizendo só precisar de quem o ajude a cumprir esta missão.