O Rodrigo é um menino com 8 anos que tem uma doença rara denominada OMM 61 66 57 e que lhe causou atraso a nível psicomotor e cognitivo. Segundo a mãe, a Vânia Silva, de 32 anos, o filho foi o primeiro caso na Europa com esta patologia e o 15º no mundo.

 

O menino e a família desesperam por uma operação ao Rodrigo porque ele contraiu uma luxação na anca em Maio, ou seja, há 6 meses que vive com dores e em sofrimento. 

 

Segundo a mãe conta “por vezes, o Rodrigo esboça uma expressão de dor. Pode apenas gemer, mas, quando é impossível suportar, chora”. Vânia e Nina, irmã de Rodrigo com 11 anos, já sabem que é preciso mudar o menino de posição, para lhe aliviar as dores.

 

A mãe do Rodrigo recebeu um vale de cirurgia, mas nenhum dos 5 hospitais indicados aceitou operar.

 

Vânia é divorciada há 7 anos e só conta com a ajuda dos pais que vivem no andar por baixo dela e que já tiveram de se endividar para ajudar com as despesas da filha e dos netos.

 

Vânia tem o 12ºano, trabalhou sempre em profissões de atendimento ou de venda ao público como, por exemplo, venda de telecomunicações ou como rececionista de cabeleireiro. Com o nascimento do Rodrigo deixou de trabalhar durante a semana para poder cuidar dos filhos. Trabalha aos fins-de-semana e aos feriados.

Entretanto, Vânia abriu uma página no facebook – Rodrigo necessita de ti para angariar fundos para comprar uma cadeira para o Rodrigo poder voltar a sair à rua. Custa 7700 euros. Já só faltam cerca de 500 euros.