Desde 1964 a 2018, muitas foram os rostos que apresentaram o Festival da Canção. No “Agora, Memórias” recebemos aquele que é, provavelmente, o mais carismático de todos: Eládio Clímaco.
A cara que também ficou conotada com os “Jogos sem Fronteiras”, apresentou 8 edições do Festival da Canção. A estreia de Clímaco a conduzir este evento deu-se em 1976, naquela que foi a primeira de várias apresentações em dupla com Ana Zanatti. Nesse ano politicamente conturbado em Portugal, nem o Festival da Canção, denominado, nesse ano, de “Uma Canção Para a Europa”, escapou à atribulação.
Para muita gente, Eládio Clímaco e Ana Zanatti são o par de apresentadores mais célebre do Festival da Canção, Mas o “Senhor Jogos sem Fronteiras” também fez parceria ao lado de outras caras bonitas e emblemáticas da estação pública, como é o caso de Margarida Mercês de Melo, em 1985, e de Valentina Torres, em 1983. Esta última é protagonista de uma história de amor que marcou a época, visto que o músico Armando Gama apaixonou-se por Valentina Torres nessa edição de 83.
É já na primeira década deste século XXI que Eládio Clímaco conduz o seu último Festival da Canção. Estávamos em 2006. Ao seu lado, fez-se acompanhar por Helena Ramos.
Apresentadores do Festival da Canção
Muitas outras caras apresentaram as muitas outras edições do Festival da Canção. A começar por Henrique Mendes e Maria Helena, a dupla que apresentou o primeiro Festival da Canção, em 1964.
Quem também fez história foram “Os Agostinhos”, ou seja, Ivone Silva e Camilo de Oliveira que estavam em alta com o programa “Sabadabadu” e foram convidados a abrilhantar e dar graça ao Festival da Canção de 1982.
Em mais de 50 edições, o evento contou com outras celebridades na condução do festival. A saber: Fialho Gouveia, Maestro António Victorino de Almeida, Carlos Cruz, Júlio Isidro, Jorge Gabriel, Carlos Malato, Pedro Granger, Pedro Fernandes, Isabel Wolmar, Alice Cruz, Manuela Moura Guedes, Isabel Angelino, Sónia Araújo, Catarina Furtado, Sílvia Alberto ou Filomena Cautela.
Se Eládio Clímaco é o apresentador com mais participações (8) no Festival da Canção, seguido por Henrique Mendes (7), do lado das mulheres, o pódio é ocupado por Ana Zanatti (5), Sílvia Alberto e Alice Cruz (4).