Novembro é o mês dedicado à sensibilização dos problemas relativos à saúde do homem, em especial na prevenção e diagnóstico precoce de doenças do foro urológico, como o cancro da próstata e testicular.
Neste sentido, a farmacêutica Janssen e a associação portuguesa de urologia voltam a promover o “Movember”, uma campanha que, um pouco por tudo o mundo, incentiva os homens a deixarem crescer o bigode, manifestando assim a sua solidariedade para com a causa.
Em Portugal, esta iniciativa consiste num desafio lançado aos urologistas que foram convidados a deixar crescer o bigode e a estarem presentes numa ‘caderneta de cromos’ com o antes e depois, cujo objetivo é circular também pelos serviços. Cerca de 100 médicos já aceitaram este convite e, em relação às mulheres, podem também assinalar a causa ao tirarem uma fotografia com batom azul.
O cancro da próstata é o segundo tipo de cancro mais frequentemente diagnosticado nos homens, e o segundo mais comum a nível global. Até 90% destes cancros são detetados num estádio precoce quando o tumor ainda se encontra numa fase inicial, sendo diagnosticados todos os anos mais de 6.500 casos de cancro da próstata.