Parte 1
Parte 2
Inúmeros estudos provaram já uma ligação direta entre a prática regular de desporto e a redução do risco de doenças cardíacas e cardiovasculares.
1. Faz bem ao coração, pulmões, vasos sanguíneos…
Por exemplo, uma pesquisa levada a cabo pela Harvard School of Public Health provou que caminhar cerca de meia hora diariamente reduz em 18% o risco de doença arterial coronária.
Entre outros benefícios para a saúde associados ao exercício físico estão ainda a redução da pressão arterial, o aumento da capacidade pulmonar, a manutenção dos níveis de açúcar e colesterol no sangue e, consequentemente, a diminuição do risco de vir a desenvolver hipertensão e diabetes.
2. Reduz o risco de inúmeros tipos de cancro
Vários estudos realizados no sentido de comprovar a associação entre exercício físico e condições de saúde vieram demonstrar que a prática diária de pelo menos 30 minutos de desporto reduz o risco de vários tipos de cancro. A destacar estão o cancro da mama, o cancro colo-retal e o cancro da próstata.
3. Fortalece os ossos
Investigações desenvolvidas neste âmbito revelaram que quem pratica desporto regularmente não só ajuda a manter, como ainda aumenta a sua massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Ficou provado que, tal como ocorre com os músculos, também os ossos se tornam mais fortes quando são obrigados a suportar mais peso que o habitual.
4. Ajuda a perder peso, prevenindo a obesidade
O desporto provoca uma queima mais ou menos acelerada e intensa de calorias, facilitando inevitavelmente a perda e manutenção do peso.
Quando associamos este fato a um estilo de vida e a uma dieta saudáveis, verificamos que ajuda a prevenir a obesidade e o excesso de peso, dois fatores intimamente associados ao desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares, bem como a taxas de mortalidade mais elevadas em vários tipos de cancro.
5. Melhora a aparência física e a agilidade
O investimento numa rotina diária de exercícios pode muito bem ser o melhor investimento para quem procura atingir o aspeto físico com que sempre sonhou. De uma forma natural e absolutamente saudável, o desporto vai possibilitar-lhe obter um corpo mais firme, tonificado e ágil.
6. Melhora a capacidade de raciocínio e memória
Estudos realizados nesse sentido concluem que as crianças que praticam exercício físico tendem a distinguir-se a nível académico, revelando alguma facilidade em obter bons resultados. Investigações complementares sugerem que a prática regular de desporto aumenta os níveis de algumas moléculas do cérebro essenciais para a cognição.
No que toca a pessoas de mais idade, um ensaio clínico publicado no Journal of the American Medical Association refere que, de entre os participantes com mais de 50 anos e problemas de memória que foram testados, os que praticaram exercício durante seis meses tiveram melhores resultados nos testes cognitivos.
7. Promove a auto estima e a confiança
A prática regular de desporto e hábitos nutricionais saudáveis levam a uma melhoria da sua imagem e a que se sinta bem consigo mesmo, passando a ver-se sob uma perspetiva mais positiva.
Além disso, o desporto promove ainda um esforço no sentido de atingir determinados objetivos e uma satisfação muito forte quando se consegue. Tais fatores resultam num aumento paralelo da autoestima e da autoconfiança do ser humano.
8. Auxilia a prevenir e a tratar doenças psicológicas
Várias pesquisas revelaram que as pessoas que praticam desporto regularmente tendem a lidar melhor com a pressão e com o stress, ficando menos expostas à depressão, ansiedade e outras doenças do foro psicológico. Inúmeros outros estudos provaram ainda que o exercício pode também assegurar vários benefícios terapêuticos no que toca ao tratamento de desordens psicológicas.
9. Promove a felicidade
São raras as atividades que asseguram uma sensação tão boa como a desportiva. O que acontece é que o desporto faz com que a produção de endorfinas no cérebro dispare, elevando os níveis de satisfação e felicidade em geral. Escusamos de dissertar sobre o bem que estas moléculas de felicidade fazem à sua saúde mental, certo?
Basta dizer que o exercício acaba de vez com sentimentos associados ao stress e à tristeza. Além disso, mantém a capacidade funcional do corpo durante mais tempo, assegurando a manutenção da qualidade de vida e da independência, mesmo quando envelhecemos.
10. Ajuda à integração social
Praticar desporto pode ser benéfico para o desenvolvimento das nossas capacidades sociais, facilitando a interação e comunicação com outras pessoas. Entre outras razões, como a necessidade funcional por si só (afinal, são raros os exercícios praticados de forma completamente individual), o facto de a confiança sair reforçada já irá facilitar o contato interpessoal.