Doze pastores vão ser modelos fotográficos por um dia. A ideia partiu de Liliana Carona, diretora do jornal Notícias de Gouveia”, que saiu para o terreno para produzir um calendário solidário.

Enquanto diretora do jornal “Notícias de Gouveia” e correspondente da Rádio Renascença na região, Liliana Carona conheceu muitos pastores. Nas reportagens que faz, a jornalista acaba por ser confidente das pessoas com quem se vai cruzando. “Depois de tantos desabafos e alertas sobre o perigo de extinção deste tipo de pastoreio extensivo, ou seja, com o gado ao ar livre, decidi promover algo que os valorizasse”, diz-me. Surgiu assim a ideia para um calendário solidário para 2018 no qual cada mês é ilustrado com um pastor da Serra da Estrela, e a contar a respetiva história. 

As fotografias para o calendário estão a ser feitas pelo fotojornalista Miguel Pereira da Silva, colaborador no distrito da Guarda da agência Lusa e da Global Imagens que Liliana convidou para se juntar à iniciativa solidária por também conhecer a realidade da região.

O calendário vai custar cinco euros e as receitas de vendas serão encaminhadas para “pessoas portadoras de deficiência e pastores em dificuldades”. A Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) apadrinha o calendário e “será uma das instituições beneficiárias dos fundos” que podem vir a ser angariados. Também parceira é a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), que sinaliza pastores em situações mais críticas a nível financeiro.

 

O pastor Vitinho Palhaço

Natural de Manteigas, Vítor Palhaço de 34 anos é um pastor conhecido na região pela boa disposição. Desde que se lembra de ser gente que se lembra de ser pastor.