Com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente, o Departamento do 1º Ciclo do ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Gil Vicente lançou o livro solidário “Os Sonhos do Vicente”, no passado dia 31 de maio.
O livro resulta do trabalho criativo dos alunos da Escola EB1 do Convento de Santa Clara (ex-Escola Básica do Convento do Desagravo), após a realização de uma palestra da jornalista Alexandra Borges sobre a Associação “Filhos do Coração”, que luta contra a escravatura infantil no lago Volta, no Gana.
O projeto “Filhos do Coração”, nascido na sequência da realização de uma grande reportagem da TVI – Infância Traficada-, procura denunciar a escravatura infantil, resgatar e reabilitar crianças vítimas deste flagelo. No Gana, os pais vendem os próprios filhos por menos de 30 euros a traficantes que os revendem aos pescadores do Lago Volta. Estas crianças são obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, 7 dias por semana, a troco de um único prato de mandioca.
Tocados por essa realidade, pela necessidade de promover os valores da solidariedade, do desenvolvimento, do respeito pela diferença entre os povos e da defesa dos direitos das crianças, a comunidade educativa da Escola EB1 do Convento de Santa Clara envolveu-se desde o dia 6 de janeiro de 2017 na produção de um livro que pretende contribuir para ajudar o projeto Filhos do Coração.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram promovidas duas oficinas:
– uma de escrita criativa, pela autora Elsa Serra para os alunos dos 3ºs e 4ºs anos;
– uma de ilustração, pela ilustradora Carlota Flieg, para os alunos dos 1ºs e 2ºs anos.
Depois da realização de oficinas de formação sobre ilustração para os alunos do 1º e do 2º ano e sobre escrita criativa para os alunos do 3º e 4º ano, os alunos meteram mãos à obra e o resultado é o livro “Os Sonhos do Vicente”, um grito de esperança num futuro melhor sob o mote “Corações iguais de todas as cores”.
Também a partir do mote “As nossas diferenças podem unir-nos” nasceu o projeto deste livro que pretende consciencializar os alunos para o poder da solidariedade, fraternidade e amizade entre os povos. Pretende-se que o envolvimento de cada criança crie em cada uma delas uma matriz de envolvimento com o mundo, comprometendo-as como cidadãos que geram mudanças. Além disso, que experienciem que o pouco de cada um poderá ser muito quando se aprende a trabalhar em equipa para um fim comum.
A produção do livro com os trabalhos das crianças do 1º Ciclo do agrupamento de Escolas de Gil Vicente, EBI do Castelo e EBI Santa Clara, conta com apoio da Junta de Freguesia de São Vicente, apostada em promover os valores da solidariedade, da tolerância e da coesão social como parte integrante de uma cidadania ativa.
A receita obtida da venda do livro com o a trabalho dos alunos deste estabelecimento de ensino da Freguesia de São Vicente reverterá a favor do projeto “Filhos do Coração”.