Uma das tendências que podemos observar nesta primavera-verão, é o regresso do estilo retro.
Mas afinal de que se trata este registo ou, por outras palavras, o que é o retro?
O Retro remete para a moda atual com inspiração em décadas passadas (desde os anos 1920 até às décadas de 60 e 70 do século XX). Difere do vintage, por este último se referir a peças originais das referidas décadas, ao passo que o retro diz respeito a peças atuais revisitadas, ou seja, inspiradas em décadas passadas ou nas ditas peças “vintage”.
A tendência retro é, então, uma reinterpretação de décadas passadas, mas à luz das ideias e registos atuais.
Esta tendência assenta primordialmente num registo ultra feminino, com inspirações em várias décadas: do art déco e dos vestidos fluidos de linhas soltas, dos anos 20 e 30, passando pelas cinturas marcadas e saias rodadas, características do new look, até aos vestidos e minissaias de linha trapézio, característicos da década de 60.
Esta primavera-verão, o mood retro pode ser encontrado em padrões florais de inspiração anos 60 e 70 (que surgem em vestidos soltos, saias rodadas, tops, calças fluidas, casacos, fatos, e em carteiras e sandálias compensadas), que pode ser usado em look total ou coordenado com peças lisas ou de outros motivos.
Surge também em padrões geométricos, que remetem para os cortinados, sofás e papel de parede usados na decoração da década de 70, assim como em padrões tropicais ou com frutas, que podem ser vistos em calças, vestidos, casacos, jumpsuits, lenços, tops, saias e calções.
O estilo retro manifesta-se também nos materiais e detalhes utilizados, como por exemplo no regresso do cetim, tanto em versão lisa como estampada, das franjas, dos bordados, ou da renda (e do crochet).
O retro marca presença também no corte e estilo das peças da estação. Bustiers e bodies, tops curtos de laçada à frente, culotes, calções e calças de cintura subida, as saias rodadas, entre outros, são algumas das peças de inspiração retro que podemos encontrar esta primavera-verão.
O retro também está presente ao nível dos acessórios, com o regresso dos maxi-acessórios (colares, brincos e pulseiras), dos óculos com armação em massa ou acetato (coloridos, brancos ou de print animal), em formato oval, redondo, coração ou tipo gatinho. Lenços usados ao pescoço e bandanas, também marcam presença esta estação.
No calçado, sandálias compensadas, sapatos do tipo mary jane, mules e saltos quadrados são os must have de inspiração retro da estação.