Adelaide Ferreira não esconde a felicidade por regressar ao Festival da Canção. A cantora que há 30 anos ganhou com o tema “Penso em Ti (Eu Sei)” confessou que estava à espera desta oportunidade e que “ansiava por ela há muito tempo”. A letra e música são da sua autoria e culminaram na canção “Paz”, que será apresentada pela primeira vez na 1ª Semifinal, no dia 3 de março, enquanto canção nº6.

A música estava pronta desde 2012, desde que a crise começou a ter efeitos em Portugal que eu comecei a sentir uma dor imensa no meu peito pelo sofrimento do meu povo e de mim própria e tinha necessidade de a exorcizar e saiu esta canção.

Para Adelaide Ferreira, escrever esta canção transporta a sua alma lusitana e dá voz à sua necessidade de dar de volta o que já recebeu dos portugueses.

Porque não é só receber… Já tive tantas canções com sucesso graças a quem me aprecia e por isso achei que estava na altura de dar algo de mim de volta. E esta canção que vão ouvir é mesmo lá do fundo da minha alma e reflecte mesmo a minha solidariedade. Aqui em Portugal faz falta pão para a boca, mas no mundo inteiro começa a faltar a paz. Daí que esta mensagem seja também muito a propósito quando falamos de Eurovisão. Eu peço paz porque o mundo está louco.

Adelaide Ferreira não quis avançar a letra da música ao certo, mas partilhou que inicialmente a escreveu em inglês. No Festival da Canção vamos ouvir “Paz” em português, cantada por uma das vozes que fez História.