Celina da Piedade foi convidada pela RTP enquanto compositora e optou por interpretar a própria canção, que subirá ao palco no 6.º lugar do alinhamento da 2.ª semifinal do Festival da Canção 2017.
O tema que apresentará no dia 26 de fevereiro resulta da parceira com Alex Gaspar, que normalmente acompanha Celina na criação de temas para os seus discos.
Está na linha do que há muito pretendia fazer! Ter o argumento de compor para o Festival deu-nos o entusiasmo extra para criar uma música com a energia que há muito idealizávamos, calhou muito bem!
O entusiasmo da cantora e compositora nasce também das memórias que tem do evento em que agora participa. A emoção da família reunida em torno da televisão para assistir ao Festival tornava o evento televisivo “o mais importante do ano”, ao qual assistia com muita atenção.
O tema, que podia bem estar integrado num dos seus trabalhos, tem uma sonoridade garantidamente folk, numa Primavera tradicional e bem ritmada.
Por um lado acústica, por outro lado electrificada e muito enérgica! Eu venho de uma “escola” que encara a música folk e tradicional com uma atitude muito descomplexada e criativa. E que se diverte muito a experimentar e a inovar a partir dessa rica matéria prima. Decidi trazer essa minha experiência e essa energia para esta canção, e também algum sentido de consciência social.
A consciência social não pode ser desligada do marco histórico que é o Festival para a música portuguesa da segunda metade do século XX.
[O Festival da Canção] liga-se a momentos marcantes do nosso percurso social, político, cultural, e continuará a fazer sentido dar-lhe conteúdo e nele participar enquanto no público continuar também a existir o desejo de nele se rever.
Participar no Festival assume assim um carácter pleno, de inteira imersão no evento, aproveitando todo o seu potencial.
Ponderei ainda a questão de defender ou não a minha canção nos momentos iniciais, mas depois de termos a composição terminada, essa vontade tornou-se mais real. Porque não ser eu própria a cantar o tema? O Festival propõe-se este ano a uma restruturação de modelo. Eu aceito o desafio!
Celina está de corpo e alma na sua participação no Festival da Canção deste ano. A cantora tem até já reservado o período da Eurovisão caso venha a acontecer vencer em Portugal. Até porque seria a segunda vez a faltar e desta vez não quer dar espaço para isso…
Não porque tenha a presunção de vir a ganhar, mas porque acho que devo esse respeito ao Festival da Canção e ao público! Em 2011 não pude infelizmente acompanhar os Homens da Luta à Eurovisão porque tinha outros concertos nas mesmas datas, e fiquei com muita pena…